Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Perspectiva da Saúde no Futuro ( ENF16141 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos Conceituais: Conhecer a história da doença e da assistência em saúde, as concepções e teorias predominantes; Conhecer a História e configuração do Sistema Único de Saúde; Caracterizar a formação dos trabalhadores da saúde no Brasil; Objetivos Procedimentais: Discutir sobre os paradigmas que orientaram a perspectiva de saúde ao longo do tempo; Relacionar o contexto e com a concepção de saúde ao longo da história; Debater sobre a criação do Sistema Único de Saúde; Discutir sobre os desafios e perspectivas do sistema público de saúde no Brasil. Descrever sobre a formação de trabalhadores da saúde no Brasil; Conhecer alguns dos temas emergentes e de interesse da saúde pública no Brasil; Discutir sobre os impactos desses temas sobre a saúde dos indivíduos no país; Objetivos Atitudinais: Ser responsável, ético, criativo e comprometido. Valorizar a sensibilidade e a coragem; Demonstrar postura de respeito; Mostrar iniciativa e confiança; Valorizar o senso crítico e reflexivo.

Ementa
Competências: Apreciar o processo saúde-doença em uma perspectiva histórica de forma crítica a partir de referenciais teóricos e ou de vivencias; Analisar a configuração do Sistema Único de Saúde e a formação dos trabalhadores da área da saúde no Brasil; Discutir temas de interesse em saúde na atualidade e suas perspectivas futuras. Conhecimentos: História da doença e da assistência em saúde; Concepções e teorias predominantes; História e configuração do Sistema Único de Saúde; Formação dos trabalhadores da saúde no Brasil. Habilidades: Definir os paradigmas que orientaram a perspectiva de saúde ao longo do tempo; Relacionar o contexto e com a concepção de saúde ao longo da história; Compreender a criação do Sistema Único de Saúde; Refletir sobre a organização do sistema; Garantir o debate sobre os desafios e perspectivas do sistema público de saúde no Brasil; Promover o debate sobre a formação de trabalhadores da saúde no Brasil; Conhecer alguns dos temas emergentes e de interesse da saúde pública no Brasil; Refletir sobre os impactos desses temas sobre a saúde dos indivíduos no país; Oportunizar o debate sobre as perspectivas desses temas futuros. Atitudes: Sensibilidade; Coragem; Responsabilidade; Ética; Respeito; Criatividade; Iniciativa; Confiança; Comprometimento; Senso crítico e reflexivo; Intuição.

Bibliografia
SCLIAR, M. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):29-41, 2007. PAIM, J. S. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1723-1728, jun. 2018. BAPTISTA, L. A. A atriz, o padre e a psicanalista - os amoladores de faca. In: ______. A cidade dos sábios. São Paulo: Summus, 1999. p. 45-49.

Bibliografia Complementar
FIOCRUZ. A saúde no Brasil em 2030: diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro. / Fundação Oswaldo Cruz... [et al.]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/ Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2012. FAUSTO, M. C. R. et al. O futuro da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 42, n. spe1, p. 12-14, Set. 2018. TEIXEIRA, M. G. et al. Vigilância em Saúde no SUS - construção, efeitos e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, 23(6):1811-1818, 2018. NORONHA, J. C. de. et al. Notas sobre o futuro do SUS: breve exame de caminhos e descaminhos trilhados em um horizonte de incertezas e desalentos. Ciência & Saúde Coletiva, 23(6):2051-2060, 2018.  
Carregando...