Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Libras ( FON16139 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos Conceituais: Adquirir conhecimentos para se comunicar através da língua dos sinais. Objetivos Procedimentais: Compreender a Libras como primeira língua do surdo com aspectos gramaticais, sociais e culturais da comunidade surda; Listar estratégias para a prática de inclusão social do sujeito surdo no atendimento na área da saúde; Relatar o papel do intérprete de Libras como possível ferramenta humana nas práticas do dia a dia da clínica e do atendimento na área da saúde; Praticar a Libras para que a mesma seja facilitadora no trabalho dos profissionais da área da saúde;  Demonstrar a importância da Libras no trabalho clínico e educacional com pessoas surdas e as correntes teórico metodológicas principais; Orientar a família sobre o diagnóstico e a importância da Libras no desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. Objetivos Atitudinais: Habituar-se ao pensamento crítico e pensamento reflexivo; Assumir atitudes com Sensibilidade, Iniciativa, Responsabilidade, Ética, Respeito, Criatividade e  Comprometimento.

Ementa
Competência: Comunicar-se através da língua dos sinais. Conhecimentos: A língua de sinais. A representação social dos surdos. A cultura surda. A identidade surda. Sinais básicos na conversação. Inclusão, consciência política, diversidade, fortalecimento de identidade e de direitos. Habilidades: Compreender a Libras como primeira língua do surdo com aspectos gramaticais, sociais e culturais da comunidade surda; Listar estratégias para a prática de inclusão social do sujeito surdo no atendimento na área da saúde; Relatar o papel do intérprete de Libras como possível ferramenta humana nas práticas do dia a dia da clínica e do atendimento na área da saúde; Praticar a Libras para que a mesma seja facilitadora no trabalho dos profissionais da área da saúde;  Demonstrar a importância da Libras no trabalho clínico e educacional com pessoas surdas e as correntes teórico metodológicas principais; Orientar a família sobre o diagnóstico e a importância da Libras no desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. Atitudes: Sensibilidade; Iniciativa; Responsabilidade; Ética; Respeito; Criatividade; Senso crítico e reflexivo; Comprometimento.

Bibliografia
BORDENAVE, J. D. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. POTTER, P. A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010. SMELTZER, S. C.; BARE. B.G.; HINKLE, J.L.; CHEEVER, K.H. Brunner & Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica.  12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011; STEFANELLI, M. C.; FUKUDA, I. M. K; ARANTES, E.C. Enfermagem psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. São Paulo: Manole, 2008. CAMPOS, G. W. et al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec. Rio de Janeiro: FioCruz, 2012. FREITAS, Elizabete Viana de; PY, Ligia (Ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2011. xliii, 1741 p BARROS, S. M.; MARIM, H, F.; ABRAAO, A. C. Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. São Paulo: Manole, 2006. 6 ex HOCKENBERRY, M. J.; WILSON, D. Wong. Fundamentos de enfermagem pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.  15 ex. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração.  7. ed. São Paulo: Campus, 2008

Bibliografia Complementar
CECCIM, R.B. Educação permanente: desafio ambicioso e necessário no Brasil. Interface – Comunic., Saúde, Educação: v.9, n.6, p.161-178, set. 2004/fev. 2005. Disponível em: http://interface.org.br/edicoes/v-9-n-16-set-2004fev-2005/ Acesso em 16 fev. 2018. NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. VIDEBECK, S. L. Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. 5 ed. Porto  Alegre: Artmed, 2012. MENDES, E. V. A construção social da atenção primária à saúde. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2015. JACOB FILHO, Wilson; KIKUCHI, ElinaLika. Geriatria e gerontologia básicas. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2012 ( Recursos eletrônicos ) KURCGANT, Paulina. et al. et al. Gerenciamento de enfermagem. São Paulo : Guanabara Koogan, 2005. LANE, Harlan. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. MOURA, Maria Cecília de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro, ed. Revinter, 2000.  SKLIAR, Carlos (org). Atualidades da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Vol. I.Porto Alegre:  Mediação, 1999.  SKLIAR, Carlos (org). Atualidades da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. Vol. II.Porto  Alegre: Mediação, 1999.  THOMA, A. da S. T; LOPES, M. C. (orgs.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da  educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.  THOMA, A. da S. T; LOPES, M. C. (orgs.). A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos.  Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
Carregando...