Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Enfermagem em Oncologia ( ENF16138 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos Conceituais: Conhecimentos : Conhecer os aspectos gerais da biologia, fisiopatologia e bases moleculares do câncer; Caracterizar a nomenclatura das neoplasias e o estadiamento dos tumores; Descrever sobre as Políticas Públicas em Oncologia e sua interface com as ações de prevenção e controle do câncer; incidência e mortalidade da doença no país; Caracterizar as bases do tratamento oncológico: cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e terapias integrativas; Explicar a Assistência de Enfermagem em quimioterapia, radioterapia  e hormonioterapia; Arrolar os clusters de sintomas oncológicos bem como seu manejo clínico pelo enfermeiro; Descrever o cuidado a criança e ao adolescente com câncer e a sua família; Explanar sobre os cuidados paliativos em oncologia; Explicar acerca dos modelos de Educação em Saúde; na prevenção e controle do câncer; Conhecer os mecanismo de hereditariedade do câncer e  o processo de Aconselhamento Genético Oncológico; Conhecer a atuação do enfermeiro em oncogenética; Descrever o conhecimento em Pesquisa em Oncologia e em Enfermagem Oncológica a partir do referencial teórico da Prática Baseada em Evidências (PBE). Objetivos Procedimentais: Discutir sobre as bases moleculares e fisiopatológicas do câncer; Descrever a nomenclatura das neoplasias e o estadiamento dos tumores; Escrever sobre os Registros de Câncer de Base Populacional - e Registro Hospitalar de Câncer e sua importância para a Epidemiologia do câncer; Dialogar sobre a evolução das políticas públicas em oncologia no Brasil e identificar os fatores de risco do câncer e desenvolver a assistência para a prevenção e a detecção precoce; Descrever sobre as bases do tratamento oncológico; Discutir sobre a assistência ao paciente oncológico, segundo os pressupostos do Processo de Enfermagem; Identificar as alterações biológicas, psicológicas e sociais decorrentes do câncer; Identificar o papel da Enfermagem em Oncopediatria; Descrever sobre os cuidados paliativos em oncologia; Analisar o papel educativo do enfermeiro na oncologia; Discutir sobre a atuação do enfermeiro em oncogenética e como membro da equipe interdisciplinar de aconselhamento genético oncológico; Escrever sobre a PBE no contexto da pesquisa em Oncologia. Objetivos Atitudinais: Assumir raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Ser Claro, organizado, seguro, pró-ativo, responsável, empático, comprometido, assíduo, pontual, coerente, coeso. Ser concisão na apresentação de seminários e de estudos autodirigidos; Valorizar a postura ética e profissional; Colaborar com a realização de trabalho em grupo.

Ementa
Competência: Capacitar os graduandos em Enfermagem para a prevenção e assistência integral ao paciente com câncer e sua família no controle da doença, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.  Conhecimentos : Aspectos gerais da biologia, fisiopatologia e bases moleculares do câncer; Nomenclatura das neoplasias e o estadiamento dos tumores; Câncer como problema de saúde pública global; Registros de Câncer; Políticas Públicas em Oncologia e sua interface com as ações de prevenção e controle do câncer; Incidência e mortalidade da doença no país; Bases do tratamento oncológico: cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e terapias integrativas; Assistência de Enfermagem em quimioterapia, radioterapia  e hormonioterapia; Clusters de sintomas oncológicos e o manejo clínico pelo enfermeiro; Cuidado a criança e ao adolescente com câncer e a sua família; Cuidados paliativos em oncologia; Modelos de Educação em Saúde na prevenção e controle do câncer; Câncer hereditário e  o processo de Aconselhamento Genético Oncológico; Atuação do enfermeiro em oncogenética; Fronteiras do conhecimento em Pesquisa em Oncologia e em Enfermagem Oncológica a partir do referencial teórico da Prática Baseada em Evidências (PBE). Habilidades: Compreender as bases moleculares e fisiopatológicas do câncer; Identificar e compreender a a nomenclatura das neoplasias e o estadiamento dos tumores; Conhecer os Registros de Câncer de Base Populacional - e Registro Hospitalar de Câncer e sua importância para a Epidemiologia do câncer; Conhecer a evolução das políticas públicas em oncologia no Brasil e identificar os fatores de risco do câncer e desenvolver a assistência para a prevenção e a detecção precoce; Conhecer as bases do tratamento oncológico; Analisar criticamente e sistematicamente a assistência ao paciente oncológico, segundo os pressupostos do Processo de Enfermagem; Identificar as alterações biológicas, psicológicas e sociais decorrentes do câncer; Identificar o papel da Enfermagem em Oncopediatria; Conhecer sobre os cuidados paliativos em oncologia; Conhecer e analisar o papel educativo do enfermeiro na oncologia; Conhecer sobre a atuação do enfermeiro em oncogenética e como membro da equipe interdisciplinar de aconselhamento genético oncológico; Aprender sobre a PBE no contexto da pesquisa em Oncologia. Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Clareza, organização e segurança na apresentação de ideias; Capacidade de planejar e apresentar seminário; Pró-atividade; Responsabilidade; Compromisso; Assiduidade; Pontualidade; Organização; Coerência, coesão e concisão na apresentação de seminários e de estudos autodirigidos; Empatia; Liderança; Argumentação; Postura ética e profissional; Trabalho em grupo; Prática colaborativa; Poder de síntese.

Bibliografia
BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3. ed. atual. amp. – Rio de Janeiro: INCA, 2008. BONASSA, E. M. A.; GATO, M. A. A. R. Terapêutica Oncológica para Enfermagem e Farmacêuticos. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2012. SILVA, R. C. V.; SANT’ANA, R. S. E.; CARDOSO, M. B. R.; ALCÂNTARA, L. F. F. L. Organizadores. Tratado de Enfermagem em Oncologia. Lisboa: Chiado Books, 2018. Volume I, 698p. ISBN: 978-989-52-2920-8. Volume II, 444p. ISBN: 978-989-52-2923-9.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva; organização Mario Jorge Sobreira da Silva. – 5. ed. rev. atual. ampl. – Rio de Janeiro: Inca, 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Rede Nacional de Câncer Familial: manual operacional / Instituto Nacional de Câncer – Rio de Janeiro: INCA, 2009. 229p. BRASIL. INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. – Rio de Janeiro: INCA, 2017. 128p. LOPES-JÚNIOR, L. C.; SILVA, G. P.; NASCIMENTO, L. C; LIMA, R. A. G. Cuidados de enfermagem à criança e ao adolescente com câncer e à sua família. In: Associação Brasileira de Enfermagem; Gaíva MAM, Ribeiro CA, Rodrigues EC, organizadores. PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Saúde da Criança e do Adolescente: Ciclo 9. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2015. p. 87-154. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013. Institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, 2013. Disponível em: /bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html> SIEGEL, R. L.; MILLER, K. D.; JEMAL, A. Cancer statistics, 2020. CA Cancer J Clin, v. 70, n. 1, p. 7-30, 2020. Disponível em https://acsjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3322/caac.21590>  
Carregando...