Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Saúde Escolar ( ENF16137 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos Conceituais: Adquirir conhecimento para pensar sobre o processo de formação da identidade social da criança, enfatizando o papel da escola nessa construção. Objetivos Procedimentais: Discriminar os aspectos da formação da identidade social da criança no mundo ocidental; Verbalizar os aspectos da história social da criança no Brasil; Discutir infância e adolescência na perspectiva dos direitos humanos; Reconhecer a contribuição da equipe multirprofissional na constituição e instituição da política de atenção à saúde escolar; Construir exercícios ludopedagógicos a serem aplicados no trabalho de educação em saúde na escola; Planejar temas transversais d saúde na atenção à comunidade escolar. Objetivos Atitudinais: Habituar-se ao pensamento crítico, pensamento reflexivo e poder de síntese; Assumir atitudes com postura, responsabilidade, comprometimento, proatividade e autonomia; Mostrar interesse no trabalho em grupo; Valorizar a integração de conhecimentos; Mostrar autonomia na apresentação de ideias. 

Ementa
Competência: Estudar o processo de formação da identidade social da criança, enfatizando o papel da escola nessa construção. Discutir o lugar da saúde na educação infantil, no ensino fundamental e médio, propondo um modelo participativo de intervenção em saúde escolar.  Conhecimentos: A formação da identidade social da criança no mundo ocidental; Direitos universais da criança; O Estatuto da Criança e do Adolescente; Técnicas ludopedagógicas na dinamização de educação em saúde na escola; Temas de promoção da saúde na escola: Brinquedos e brincadeiras; Asseio corporal; Hábitos alimentares; Orientação sexual; Afetividade e gravidez na adolescência; Prevenção ao uso drogas psicoativas; Violência na escola; Cultura da paz; A influência das mídias no comportamento das pessoas. Habilidades: Conhecer aspectos da formação da identidade social da criança no mundo ocidental; Conhecer aspectos da história social da criança no Brasil; Discutir infância e adolescência na perspectiva dos direitos humanos; Reconhecer a contribuição da equipe multiprofissional na constituição e instituição da política de atenção à saúde escolar; Vivenciar exercícios ludopedagógicos a serem aplicados no trabalho de educação em saúde na escola; Participar do planejamento de temas transversais de saúde na atenção à comunidade escolar. Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Responsabilidade; Corresponsabilização no cuidado ao cliente; Ética e postura profissional; Empatia; Comprometimento; Proatividade; Autonomia; Clareza e segurança na apresentação de ideias e atividades de educação em saúde; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.

Bibliografia
BRASIL, Programa Saúde nas Escolas. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. [Reimpressão] - Rio de Janeiro: LTC, 2017.    

Bibliografia Complementar
SILVA, Carlos dos Santos. Saúde na escola: intersetorialidade e promoção da saúde. Rio de Janeiro. Fiocruz, 2019. ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização ludopedagógica. Petrópolis: Vozes, 1987. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Adolescer: compreender, atuar, acolher. Brasília: Aben, 2001.  BAZÍLIO, Luiz Cavalieri. Avaliando a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. p. 19-28. _______. O Estatuto da Criança e do Adolescente está em risco? Os conselhos tutelares e as medidas socioeducativas.  In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. p.29-50. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – temas transversais. Brasília: MEC, 1998.  ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Projetos Especiais de Saúde. Coordenação Nacional de DST e Aids. Manual do multiplicador: adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 1997. DEL PRIORE, Mary. História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991. _______. O adolescente, as drogas e a escola: representação do educador. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo,1997. _____. Subsídios à constituição e instituição de uma política de atenção à saúde escolar. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2004. _______. Bullying na escola. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2006. _______. De olho no piolho: um projeto de intervenção nos centros de  educação infantil do Terrítorio do Bonfim. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. ORGANIZAÇÃO DAS NACÕES UNIDAS. Direitos universais da criança. Genebra: ONU, 1959. PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Secretaria de Saúde. Departamento de Ações Básicas. Relatório de atividades de saúde escolar – 2005. Vitória: PMV/Semus, 2006.
Carregando...