Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Assistência de Enfermagem ao paciente Grave e Crítico ( ENF16134 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos Conceituais: Sintetizar sobre a introdução ao cuidar do paciente grave; Descrever sobre a Instabilidade Hemodinâmica, os cuidados de enfermagem nas alterações cardiovasculares, neurológicas, respiratórias, digestivas e endócrinas nos pacientes graves; Conhecer as vivências do cuidado ao paciente Grave; Conhecer as Normas em Rotina no Serviço de Terapia intensiva e de Urgência. Objetivos Procedimentais: Aplicar o conhecimento sobre os processos de saúde doença do paciente crítico durante o desenvolvimento da pratica assistencial da enfermagem; Executar a Sistematização da Assistência de Enfermagem com o raciocínio clínico e fisiológico no paciente crítico; Discutir sobre a ciência do cuidar/cuidado em situações de urgência e emergência do paciente grave-crítico e com transtornos mentais; Executar técnicas de enfermagem específicas ao paciente grave e crítico; Executar os procedimentos, referentes ao tratamento de pacientes graves, como os mecanismos da ventilação mecânica, PAM, PVC, PVP, Swan-gans; Prestar cuidado integral ao paciente em risco de morte; Ler sobre as legislações nos serviços de atendimento. Objetivos Atitudinais: Assumir atitudes para humanização na assistência; Assumir perfil profissional, crítico, criativo, humanista e reflexivo como base para atuar como profissional generalista, como ensinante e como aprendente; Ser sujeito ativo no processo de sua aprendizagem e de sua transformação como ser humano, cidadão e profissional; Colaborar para que a prática da/o enfermeira/o seja realizada de forma interdisciplinar e multiprofissional com ações específicas colaborativas e intercomplementares em equipes de saúde nas instâncias do SUS.

Ementa
Competências: Prestar assistência de Enfermagem ao pacientes grave e crítico, proporcionado um cuidado sistematizado por meio do processo de enfermagem Conhecimentos: Introdução ao cuidar do paciente grave; Instabilidade Hemodinâmica; Cuidados de enfermagem nas alterações cardiovasculares nos pacientes graves; Cuidados de enfermagem nas alterações neurológicas nos pacientes graves; Cuidados de enfermagem nas alterações Respiratórias nos pacientes graves; Cuidados de enfermagem nas alterações digestivas, endócrinas nos pacientes graves; Vivências do cuidado ao paciente Grave; Normas em Rotina no Serviço de Terapia intensiva e de Urgência. Habilidades: Compreender os processos de saúde doença do paciente crítico durante o desenvolvimento da pratica assistencial da enfermagem; Correlacionar a Sistematização da Assistência de Enfermagem com o raciocínio clínico e fisiológico no paciente crítico; Compreender a ciência do cuidar/cuidado em situações de urgência e emergência do paciente grave-crítico e com transtornos mentais; Executar técnicas de enfermagem específicas ao paciente grave e crítico; Responsabilizar-se por adotar os procedimentos e habilidades relacionados ao processo de cuidar em Unidade de tratamento intensivo e semi-intensivo; Conhecer os procedimentos, referentes ao tratamento de pacientes graves, como os mecanismos da ventilação mecânica, PAM, PVC, PVP, Swan-ganz; Prestar cuidado integral ao paciente em risco de morte; Correlacionar as legislações com os serviços de atendimento. Atitudes: Humanização na assistência; Perfil profissional, crítico, criativo, humanista e reflexivo como base para atuar como profissional generalista, como ensinante e como aprendente; Ser sujeito ativo no processo de sua aprendizagem e de sua transformação como ser humano, cidadão e profissional; Elaborar o seu saber a partir da relação dos problemas extraídos da realidade; Assegurar que a prática da/o enfermeira/o seja realizada de forma interdisciplinar e multiprofissional com ações específicas colaborativas e intercomplementares em equipes de saúde nas instâncias do SUS.

Bibliografia
SMELTZER, S. C.; BARE, B. BRUNNER & SUDDARTH: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v. 1, 2005. KNOBELL, E. et al. Cuidados no paciente grave. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu. 1999 NANDA INTERNACIONAL. Diagnóstico de Enfermagem da NANDA: Definições e Classificação 2007 – 2008. Porto Alegre: Artmed. 2007. ROACH, S. Introdução a Enfermagem Gerontológica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003. STEFANELLI, M. C; FUKUDA, I. M. K; ARANTES, E. C. Enfermagem Psiquiátrica em Suas Dimensões Assistenciais. São Paulo: Manole. 2008.

Bibliografia Complementar
ATKINSON, L. D.; MURRAY, M. E. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. CALIL, A. M. PARANHOS, W.Y. O enfermeiro e as situações de emergências. São Paulo: Atheneu. 2007. CARPENITO, Lydia Juan. Diagnósticos de Enfermagem. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2009 COIMBRA, R.S.M. et al. Emergências traumáticas e não traumáticas. São Paulo: Atheneu. 1998 DOCHTERMAN, J. M. C; BULECHEK, G. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 4ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2008. FISCHBACH, F. Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005 GUYTON E HALL, Tratado de Fisiologia médica. Décima edição. 2000. ISAACS, A. Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica: 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1998. JEVON, P. EWENS, B. Monitoramento do paciente crítico. 2 ed. Porto Alegre: Artmed. 2009. JOHNSON, M; MAAS, M; MOORHEAD, S. Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2008. JUNIOR, A. F; LOPES, A. C; AMARAL, J. L. G. Manual de Diagnósticos e Tratamento. 2ª ed. São Paulo. Sarvier 2004. NETTINA, S. M. Prática de Enfermagem. 8ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan. 2007. OLIVEIRA, B.F.M. et al. Trauma atendimento pré-hospitalar. São Paulo: Atheneu. 2001. PEIXOTO, M.S.P.; COSTA, MPF; URRUTIA, GICE. Ressuscitação cardiorrespiratória: assistência de enfermagem sistematizada. Rio de Janeiro,1997. POTTER, Patrícia. Semiologia em Enfermagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso. 2002 ROCHA, Ruth Mylius. Enfermagem em Saúde Mental. Rio de Janeiro: SENAC Nacional. 2005 TANNURE, M. C; GONÇALVES, A. M. P. Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): Guia Prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008. TOWNSEND, M. C. Enfermagem Psiquiátrica: Conceitos e Cuidados. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. 2002
Carregando...