Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular II ( ENF16128 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
10
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
405
Número de Créditos:
13

Objetivos
Objetivos conceituais:  Aplicar as competências e habilidades adquiridas, na assistência e na gestão do cuidado em unidades hospitalares, desenvolvendo um olhar crítico e reflexivo sob as ações do enfermeiro. Objetivos Procedimentais:Identificar o contexto da unidade de trabalho como parte de um todo do Sistema de Saúde, sua relação com a realidade organizacional e do serviço de enfermagem para o alcance da integralidade das ações nos serviços e assistência à saúde; Elaborar um plano de intervenção na unidade de trabalho, organizando e priorizando as atividades evidenciadas no diagnóstico da realidade; Reconhecer as políticas sociais e de saúde que refletem na assistência aos usuário; Saber manusear instrumentos de comunicação em encaminhamentos de pacientes no sistema de referência e contra-referência; Aplicar os princípios do Sistema Único de Saúde; Interagir com grupo de profissionais e acadêmicos utilizando os princípios do relacionamento interpessoal e da comunicação em saúde com vistas a assegurar o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e ideias; Interagir com grupo de profissionais e acadêmicos utilizando os princípios do relacionamento interpessoal e da comunicação em saúde com vistas a assegurar o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e ideias; Posicionar-se criticamente diante dos métodos de organização do trabalho da enfermagem; Analisar o processo de gerenciamento de recursos humanos, financeiros, materiais e físicos no trabalho de enfermagem; Desenvolver habilidades de coordenação de grupos na execução dos processos de trabalho assistencial e gerencial; Desenvolver ideias inovadoras, facilitando ações do cotidiano da assistência em enfermagem; Desenvolver ações de enfermagem que favoreçam a qualidade da assistência e do trabalho em equipe; Aplicar os princípios da liderança para o alcance dos objetivos propostos no planejamento da unidade. Objetivos Atitudinais:Contribuir para o trabalho em equipe; Socializar-se com princípios éticos; Ser comprometido; Assumir atitudes com postura, responsabilidade, liderança e comprometimento; Habituar-se ao pensamento crítico e reflexivo; Mostrar habilidade técnica; Envolver-se com iniciativa; Valorizar o conhecimento científico.

Ementa
Competência: Aplicar as competências e habilidades adquiridas, na assistência e na gestão do cuidado em unidades hospitalares, desenvolvendo um olhar crítico e reflexivo sob as ações do enfermeiro. Conhecimentos: Elaboração de projeto seguindo as normas do Estágio curricular II; As Políticas Sociais e de Saúde; O Sistema Único de Saúde; O Regimento da Instituição onde está realizando o estágio; O Organograma da Instituição; A política de recursos humanos da instituição; Metodologia da assistência; Administração de serviços de saúde. Habilidades: Identificar o contexto da unidade de trabalho como parte de um todo do Sistema de Saúde, sua relação com a realidade organizacional e do serviço de enfermagem para o alcance da integralidade das ações nos serviços e assistência à saúde; Elaborar um plano de intervenção na unidade de trabalho, organizando e priorizando as atividades evidenciadas no diagnóstico da realidade; Reconhecer as políticas sociais e de saúde que refletem na assistência aos usuário; Saber manusear instrumentos de comunicação em encaminhamentos de pacientes no sistema de referência e contra-referência; Aplicar os princípios do Sistema Único de Saúde; Interagir com grupo de profissionais e acadêmicos utilizando os princípios do relacionamento interpessoal e da comunicação em saúde com vistas a assegurar o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e ideias; Interagir com grupo de profissionais e acadêmicos utilizando os princípios do relacionamento interpessoal e da comunicação em saúde com vistas a assegurar o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e ideias; Posicionar-se criticamente diante dos métodos de organização do trabalho da enfermagem; Analisar o processo de gerenciamento de recursos humanos, financeiros, materiais e físicos no trabalho de enfermagem; Desenvolver habilidades de coordenação de grupos na execução dos processos de trabalho assistencial e gerencial; Desenvolver ideias inovadoras, facilitando ações do cotidiano da assistência em enfermagem; Desenvolver ações de enfermagem que favoreçam a qualidade da assistência e do trabalho em equipe; Aplicar os princípios da liderança para o alcance dos objetivos propostos no planejamento da unidade. Atitudes: Responsabilidade; Comprometimento; Conhecimento científico; Postura; Liderança; Habilidade técnica; Pensamento crítico e reflexivo.

Bibliografia
D’INNOCENZO, Maria (coord.). Indicadores, Auditorias, Certificações - Ferramentas de Qualidade para Gestão em Saúde - Editora – Martinari. 2ª Ed. 2010. KURCGANT, Paulina, Coord. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. MARQUIS, Bessie L; HUSTON, Carol J. Administração e Liderança em Enfermagem Teoria e Pratica. Editora: Artmed. 2015.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Dulce (Ed.) et al. Enfermagem baseada em evidências. São Paulo: Atheneu, 2014.132 p. KUHINRICHSEN, Sylvia Lemos. Qualidade e Segurança do Paciente - Gestão de Riscos. Editora: Medbook. 2012. LEÃO, E.R; SILVA,CPR; ALVARENGA, DC; MENDONÇA, FHC. Qualidade em saúde e indicadores como ferramenta. São Paulo: Yendis ,2008 SMELTZER, Suzanne C. O'Connell et al. (Ed.). Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. v 1 e 2. TANNURE, M.C.; GONÇALVES, A.M.P. Sistematização da Assistência de Enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. MACEDO, Rita de Cássia Ribeiro de (Org.) et al. Enfermagem em cardiologia: procedimentos em unidade semi-intensiva. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2012. SANTOS, Lia Cristina Galvão dos; DIAS, Ana Lucia Pazos. Gerenciamento e Sistematização do Cuidado de Enfermagem em Terapia Intensiva. Ed Phorte. 2013.
Carregando...