Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente ( ENF16124 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
360
Número de Créditos:
15

Objetivos
Objetivo conceitual: Adquirir conhecimentos para assistir criança, adolescente e mulher nos diferentes níveis de assistência, considerando sua singularidade, contexto familiar e social, direitos de cidadania, especificidades de saúde das populações. Objetivos Procedimentais: Compreender, analisar a história social da criança no Brasil; Refletir sobre políticas de saúde; Respeitar princípios éticos, legais, humanísticos em enfermagem pediátrica; Conceituar níveis de atenção, modelos de assistência neonatal; Sistematizar cuidado ao RN na UTIN; Cuidar da criança, adolescente, família com abordagem centrada na família; Desenvolver processo de enfermagem; Realizar ações de promoção do crescimento, desenvolvimento da criança/adolescente; Realizar consulta de enfermagem; Demonstrar pensamento crítico, raciocínio clínico, promovendo acolhimento e comunicação efetiva com crianças/adolescentes, familiares, comunidades; Assistir ao binômio mãe-filho estimulando vínculo e aleitamento materno; Desenvolver ações de educação para alimentação complementar saudável; Compreender a criança/adolescente, família em situação de doença avaliando crescimento, desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado; Assistir integralmente criança/adolescente com distúrbios digestivos, nutricionais, respiratórios, anemias carenciais, agravos crônicos de saúde; Realizar atividades educativas relacionadas à saúde da criança/adolescente; Utilizar, desenvolver, validar tecnologias que melhoram práticas do cuidar em enfermagem no contexto da criança/adolescente; Reconhecer o escolar como sujeito social promovendo sua saúde; Discorrer, refletir sobre o brincar, seu significado, importância, função, tipo de brincadeiras e brinquedo terapêutico conforme as fases do desenvolvimento da criança/adolescente; Planejar, implementar o brincar com a criança/adolescente nos diferentes níveis de atenção à saúde; Cuidar de forma interdisciplinar, multiprofissional; Integrar e aplicar conhecimentos práticos, teóricos no contexto da criança/adolescente, família que vivencia a doença; Assistir crianças/adolescentes na rede de atenção psicossocial; Assistir criança/adolescente com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade, situação de violência; Realizar atividades educativas para crianças/adolescentes quanto à prevenção de acidentes, promoção da cultura da paz; Realizar atividades educativas com enfoque na família pautadas na atenção à saúde da criança/adolescente, saúde sexual/reprodutiva do adolescente, IST; Assistir ao adolescente quanto à sua sexualidade, orientação sexual, identidade sexual; Estimular a criação do vínculo pai-bebê, fortalecer a paternidade na adolescência; Entender a representação social do trabalho infantil no Brasil, suas consequências; Planejar, desenvolver atividades extensionistas integradas à saúde da criança/adolescente. Respeitar cultura local; Identificar práticas de saúde baseadas em evidências científicas; Identificar princípios epidemiológicos, educação em saúde, diagnóstico situacional, estatísticas vitais, registros; Discutir crescimento/desenvolvimento relacionados à sexualidade, desenvolvimento sexual, atividade sexual; Descrever anatomia, fisiologia masculina/feminina relacionada à concepção/reprodução; Identificar saúde sexual, saúde reprodutiva como direitos humanos. Discutir planejamento familiar, sexo responsável, métodos contraceptivos. Desenvolver processo de enfermagem; Identificar problemas de relações interpessoais envolvendo sexo, violência doméstica, abuso emocional, negligência física. Executar exame físico focado na condição da mulher; Identificar sinais, sintomas de ITU, IST; Coletar colpocitologia; Solicitar, interpretar exames laboratoriais propostos pelo MS; Prescrever conforme protocolos e manuais do MS. Fazer educação em saúde; Proporcionar métodos de planejamento familiar; Coletar, registrar histórico de enfermagem atualizando em cada novo atendimento; Realizar exame físico e obstétrico completo; Avaliar crescimento fetal, auscultar FC, palpar útero, determinar padrão de atividade fetal; Calcular data provável do parto, idade gestacional; Orientar mulheres/famílias sobre sinais de perigo, medidas para diminuição dos desconfortos comuns da gravidez, benefícios do parto vaginal, parto humanizado, amamentação, elaboração do Plano de Parto, fisiologia do trabalho de parto, sinais, sintomas iniciais do trabalho de parto, quando ir para maternidade, técnicas não farmacológicas do controle da dor; Identificar alterações de normalidade durante evolução da gravidez, encaminhar para profissional médico em situações anômalas, que determinam alteração de gestação de risco habitual para alto risco, conforme protocolos do MS. Controlar SV maternos, durante o trabalho de parto, parto, puerpério. Realizar exame físico e obstétrico, determinar situação, posição, apresentação, descida fetal. Avaliar dinâmica uterina. Identificar função do partograma, preenchimento, interpretação. Estimular deambulação. Promover medidas não farmacológicas para controle da dor; Proporcionar ambiente seguro no pós-nascimento; Promover vínculo mãe/filho; Avaliar sangramentos uterinos, vaginais no pós-parto imediato; Avaliar involução uterina; Apoiar início precoce do aleitamento materno exclusivo. Orientar amamentação eficaz, posicionamento, pega adequada do RN; Orientar mãe sobre autocuidado, cuidados com RN; Identificar sinais de infecção materna, tratar, encaminhar; Assessorar mulher/família sobre sexualidade, planejamento familiar pós-parto; Acompanhamento, acolhimento, cuidado da mulher pós-abortamento; Identificação de complicações no puerpério. Conhecer patologias ginecológicas; Identificar atuação do enfermeiro nas ações estratégicas voltadas para planejamento familiar, abordagem sindrômica das IST/AIDS, citologia oncótica, prevenção ao câncer de mama, colo do útero; Identificar problemas de relações interpessoais que incluem problemas sexuais, violência doméstica, abuso emocional, negligência física; Planejar, desenvolver atividades extensionistas integradas à saúde da mulher nos diferentes contextos de sua vida da puberdade à senescência. Objetivos Atitudinais: Colaborar para humanização na assistência; Assumir atitudes com postura ética, pró-atividade, criatividade, empatia; Habituar-se com pensamento crítico-reflexivo; Interessar-se por conhecimentos científicos; Mostrar autonomia, pró-atividade para assistência de enfermagem; Valorizar atitude reflexiva frente assistência humanizada, especializada; Assumir atitudes para identificação das necessidades específicas da criança, adolescente e mulher em suas várias fases da vida; Valorizar escuta qualificada.

Ementa
Competência 1: Assistir a criança/adolescente nos diferentes níveis de assistência, considerando sua singularidade, contexto familiar, social, direitos de cidadania, especificidades de saúde das populações afro-descendente, indígena, LGBTQIA+ e trabalho infantil.  Conhecimentos: História Social da Criança; Situação da infância/adolescência no Brasil; Políticas, programas de Saúde voltados à criança/adolescente; Estatuto da Criança e Adolescente; Atenção integral à saúde do RN; Adaptação à vida extrauterina; Semiologia, semiotécnica do RN; Cuidado centrado na família no Alojamento conjunto; Agravos comuns do RN, cuidados de enfermagem; O RN de alto risco, cuidados de enfermagem; Promoção e acompanhamento do crescimento/desenvolvimento; Aleitamento materno, alimentação complementar; Atenção integral à criança/adolescente com agravos prevalentes, doenças crônicas; Programa Nacional de Imunização; Programa saúde na escola; Brinquedo terapêutico; Atenção à criança/adolescente hospitalizado, em situação de Urgência/Emergência, na rede de atenção psicossocial, com deficiência ou em situação de vulnerabilidade/violência; Crianças/adolescentes negros, indígenas, em uso/abuso de drogas; Atenção à saúde da criança/adolescente focada na família; Saúde sexual/reprodutiva do adolescente; Orientação sexual; Paternidade na adolescência; IST na adolescência; Trabalho infantil. Habilidades: Compreender, analisar a história social da criança no Brasil; Refletir sobre políticas de saúde; Respeitar princípios éticos, legais, humanísticos em enfermagem pediátrica; Conceituar níveis de atenção, modelos de assistência neonatal; Sistematizar cuidado ao RN na UTIN; Cuidar da criança, adolescente, família com abordagem centrada na família; Desenvolver processo de enfermagem; Realizar ações de promoção do crescimento, desenvolvimento da criança/adolescente; Realizar consulta de enfermagem; Demonstrar pensamento crítico, raciocínio clínico, promovendo acolhimento e comunicação efetiva com crianças/adolescentes, familiares, comunidades; Assistir ao binômio mãe-filho estimulando vínculo e aleitamento materno; Desenvolver ações de educação para alimentação complementar saudável; Compreender a criança/adolescente, família em situação de doença avaliando crescimento, desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado; Assistir integralmente criança/adolescente com distúrbios digestivos, nutricionais, respiratórios, anemias carenciais, agravos crônicos de saúde; Realizar atividades educativas relacionadas à saúde da criança/adolescente; Utilizar, desenvolver, validar tecnologias que melhoram práticas do cuidar em enfermagem no contexto da criança/adolescente; Reconhecer o escolar como sujeito social promovendo sua saúde; Discorrer, refletir sobre o brincar, seu significado, importância, função, tipo de brincadeiras e brinquedo terapêutico conforme as fases do desenvolvimento da criança/adolescente; Planejar, implementar o brincar com a criança/adolescente nos diferentes níveis de atenção à saúde; Cuidar de forma interdisciplinar, multiprofissional; Integrar e aplicar conhecimentos práticos, teóricos no contexto da criança/adolescente, família que vivencia a doença; Assistir crianças/adolescentes na rede de atenção psicossocial; Assistir criança/adolescente com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade, situação de violência; Realizar atividades educativas para crianças/adolescentes quanto à prevenção de acidentes, promoção da cultura da paz; Realizar atividades educativas com enfoque na família pautadas na atenção à saúde da criança/adolescente, saúde sexual/reprodutiva do adolescente, IST; Assistir ao adolescente quanto à sua sexualidade, orientação sexual, identidade sexual; Estimular a criação do vínculo pai-bebê, fortalecer a paternidade na adolescência; Entender a representação social do trabalho infantil no Brasil, suas consequências; Planejar, desenvolver atividades extensionistas integradas à saúde da criança/adolescente. Atitudes: Educação; Co-responsabilidade; Trabalho em equipe conforme princípios ético-legais; Identificação das necessidades específicas da criança/adolescente; Assistência humanizada, especializada; Respeito. Competência 2: Assistir a mulher nos diferentes níveis, considerando sua singularidade, contexto familiar, social, direitos de cidadania, especificidades de saúde das populações  afro-descendente, indígena, LGBTQIA+, residentes, trabalhadoras na área rural, mulheres em situação prisional. Conhecimentos: História da mulher à luz das ciências sociais, saúde pública, ética; História e cultura da mulher afro-descendente, indígena; Atenção à saúde sexual, reprodutiva; Cuidado pré-natal; Atenção ao trabalho de parto, parto, puerpério; Atenção às mulheres no ciclo reprodutivo, climatério. Habilidades: Respeitar cultura local; Identificar práticas de saúde baseadas em evidências científicas; Identificar princípios epidemiológicos, educação em saúde, diagnóstico situacional, estatísticas vitais, registros; Discutir crescimento/desenvolvimento relacionados à sexualidade, desenvolvimento sexual, atividade sexual; Descrever anatomia, fisiologia masculina/feminina relacionada à concepção/reprodução; Identificar saúde sexual, saúde reprodutiva como direitos humanos. Discutir planejamento familiar, sexo responsável, métodos contraceptivos. Desenvolver processo de enfermagem; Identificar problemas de relações interpessoais envolvendo sexo, violência doméstica, abuso emocional, negligência física. Executar exame físico focado na condição da mulher; Identificar sinais, sintomas de ITU, IST; Coletar colpocitologia; Solicitar, interpretar exames laboratoriais propostos pelo MS; Prescrever conforme protocolos e manuais do MS. Fazer educação em saúde; Proporcionar métodos de planejamento familiar; Coletar, registrar histórico de enfermagem atualizando em cada novo atendimento; Realizar exame físico e obstétrico completo; Avaliar crescimento fetal, auscultar FC, palpar útero, determinar padrão de atividade fetal; Calcular data provável do parto, idade gestacional; Orientar mulheres/famílias sobre sinais de perigo, medidas para diminuição dos desconfortos comuns da gravidez, benefícios do parto vaginal, parto humanizado, amamentação, elaboração do Plano de Parto, fisiologia do trabalho de parto, sinais, sintomas iniciais do trabalho de parto, quando ir para maternidade, técnicas não farmacológicas do controle da dor; Identificar alterações de normalidade durante evolução da gravidez, encaminhar para profissional médico em situações anômalas, que determinam alteração de gestação de risco habitual para alto risco, conforme protocolos do MS. Controlar SV maternos, durante o trabalho de parto, parto, puerpério. Realizar exame físico e obstétrico, determinar situação, posição, apresentação, descida fetal. Avaliar dinâmica uterina. Identificar função do partograma, preenchimento, interpretação. Estimular deambulação. Promover medidas não farmacológicas para controle da dor; Proporcionar ambiente seguro no pós-nascimento; Promover vínculo mãe/filho; Avaliar sangramentos uterinos, vaginais no pós-parto imediato; Avaliar involução uterina; Apoiar início precoce do aleitamento materno exclusivo. Orientar amamentação eficaz, posicionamento, pega adequada do RN; Orientar mãe sobre autocuidado, cuidados com RN; Identificar sinais de infecção materna, tratar, encaminhar; Assessorar mulher/família sobre sexualidade, planejamento familiar pós-parto; Acompanhamento, acolhimento, cuidado da mulher pós-abortamento; Identificação de complicações no puerpério. Conhecer patologias ginecológicas; Identificar atuação do enfermeiro nas ações estratégicas voltadas para planejamento familiar, abordagem sindrômica das IST/AIDS, citologia oncótica, prevenção ao câncer de mama, colo do útero; Identificar problemas de relações interpessoais que incluem problemas sexuais, violência doméstica, abuso emocional, negligência física; Planejar, desenvolver atividades extensionistas integradas à saúde da mulher nos diferentes contextos de sua vida da puberdade à senescência. Atitudes: Co-responsabilidade; Educação; Sensibilidade; Escuta qualificada; Respeito; Trabalho em equipe; Ética.

Bibliografia
BARROS, S. M.; MARIM, H, F.; ABRAAO, A. C. Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. São Paulo: Manole, 2006. 6 ex HOCKENBERRY, M. J.; WILSON, D. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 15 ex. REZENDE, J. Obstetrícia fundamental. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 4 ex. de 2016; 13 ex. 2008; 21 ex. 2011

Bibliografia Complementar
BARROS, Sonia Maria Oliveira de; ABRÃO, Ana Cristina Freitas de Vilhena.; MARIN, Heimar de Fátima. Enfermagem obstétrica e ginecológica: guia para a prática assistencial. São Paulo: Roca, 2002 9ex. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: disposições constitucionais pertinentes: lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. 6. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2005. 2ex. CONSELHO INTERNACIONAL DE ENFERMEIROS. CIPE, versão 2: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, versão 2.0. 2. ed. São Paulo: Algol, 2011. MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. 8 ed, São Paulo: Sarvier, 2003, v.1. SCHMITZ, Edilza M. e cols. A enfermagem em pediatria e puericultura. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 2000. 3 ex de 1989 ZIEGEL, Erna E.; CRANLEY, Mecca S. Enfermagem obstétrica. 8. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara, 1985. 12 ex.
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