Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Enfermagem na Saúde do Adulto ( ENF16121 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
240
Número de Créditos:
10

Objetivos
Objetivo conceitual: Adquirir conhecimento para a assistência de Enfermagem aos pacientes clínicos e cirúrgicos proporcionando um cuidado sistematizado por meio do processo de enfermagem. Objetivos Procedimentais: Compreender como os referencias teóricos impactam na prática de enfermagem; Desenvolver ações de enfermagem a pacientes que apresentam transtornos visando atender as necessidades humanas básicas; Identificar as alterações biológicas, psicossociais, culturais e espirituais do adulto e relacioná-las ao processo de enfermagem; Conhecer os processos patológicos estruturais e funcionais da infecção, inflamação, neoplasias e degeneração no indivíduo adulto; Desenvolver raciocínio clínico fundamentando os processos patológicos clínicos e cirúrgicos; Avaliar o paciente em diversas situações clínicas, planejar e implementar cuidados de enfermagem; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios respiratórios; Ministrar cuidados de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios respiratórios; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios tegumentares; Classificar lesões; Ministrar cuidados de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios tegumentares; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios hidroeletrolíticos e hematológicos; Ministrar cuidados à pacientes em reposições de líquidos, sangue, plasma e substitutos plasmáticos; Realizar controle hidroeletrolítico; Reconhecer sinais e sintomas de paciente com distúrbios hidroeletrolíticos e hematológicos; Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com distúrbios hidroeletrolíticos; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios gastrointestinais; Ministrar cuidados em nutrição parenteral e enteral; Identificar situações emergenciais no paciente hospitalizado e desenvolver intervenções de enfermagem; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes com distúrbios gastrointestinais; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios renais; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes com distúrbios renais; Ministrar cuidados de enfermagem aos pacientes com distúrbios renais e portadores de dispositivos urinários; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios cardiovasculares; Ministrar cuidados de enfermagem ao paciente com distúrbios cardiovasculares; Aplicar o processo de enfermagem para esses pacientes; Realizar interpretação de eletrocardiograma; Prestar assistência de enfermagem ao paciente em choque; Ministrar cuidados de enfermagem ao paciente portador de dispositivos cardiovasculares; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios ácido-básicos; Ministrar cuidados de enfermagem ao paciente com alterações ácido-básicas; Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com alterações ácido-básicas; Estudar os processos fisiopatológicos das principais doenças transmissíveis; Desenvolver avaliação ambiental; Compreender mecanismos das doenças transmissíveis; Compreender a necessidade de higiene ambiental, individual, física e mental; Desenvolver projetos de promoção ao ambiente saudável envolvendo pacientes e trabalhadores; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios neurológicos; Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com distúrbios neurológicos; Ministrar cuidados e interpretar exames de pacientes com dispositivos neurológicos invasivos; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios endócrinos; Prestar Assistência de Enfermagem ao paciente com Síndrome Metabólica e diabetes mellitus; Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com alterações endócrinas; Prestar assistência de enfermagem em situações de urgência e emergências; Aplicar o processo de enfermagem em situações de urgência e emergências do paciente adulto; Diferenciar situações de urgência de emergências. Aplicar o processo de enfermagem ao paciente crítico; Prestar assistência de enfermagem ao paciente crítico com alterações cardiorrespiratórias, renais, ortopédicas, hematológicas, endócrinas, neurológicas e tegumentares; Reconhecer os períodos cirúrgicos e sua relação com assistência de enfermagem; Refletir sobre a qualidade em saúde e associar com o protocolo de cirurgia segura; Realizar a verificação para cirurgia segura; Conhecer o funcionamento da CME; Identificar as etapas do processamento de materiais; Reconhecer sinais de infecção e instituir medidas de proteção; Conhecer as principais infecções relacionadas à assistência à saúde; Admitir de forma adequada paciente no serviço de recuperação pós-anestésica; Orientar paciente para o autocuidado. Objetivos Atitudinais: Colaborar para a humanização na assistência; Assumir atitudes com postura, pró-atividade, criatividade e empatia. Habituar-se ao pensamento crítico-reflexivo; Interessar-se por conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos, éticos e políticos; Interessar-se pela interdisciplinaridade; Mostrar autonomia e pró-atividade para assistência de enfermagem; Valorizar atitude reflexiva frente ao paciente cirúrgico.

Ementa
Competência: Empregar assistência de Enfermagem aos pacientes clínicos, proporcionando um cuidado sistematizado por meio do processo de enfermagem; Promover a integração entre serviços de saúde e a comunidade.  Conhecimentos: Bases teóricas em enfermagem; Alterações biológicas, psicossociais, culturais e espirituais do adulto e a relação dessas alterações no contexto da educação ambiental; Processos patológicos estruturais e funcionais: a infecção, inflamação, neoplasias e degeneração; Paciente clínico; O processo de cuidar às pessoas com alterações na Necessidade Humana Básica de Oxigenação. O processo de cuidar às pessoas com alterações do sistema tegumentar; Distúrbio de líquidos e eletrólitos, hematológicos; Assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios gastrointestinais; Assistência de Enfermagem aos clientes com Distúrbios Renais; Distúrbios cardiovasculares. Assistência de enfermagem aos Distúrbios Ácidos básicos; Cuidado de enfermagem aos pacientes com doenças transmissíveis; Assistência de Enfermagem às pessoas com Distúrbios Neurológicos; Assistência de Enfermagem ao paciente com alterações endócrinas; Cuidado em situações de urgência e emergências; Cuidado de enfermagem ao paciente crítico; Habilidades: Compreender como os referenciais teóricos impactam na prática de enfermagem; Desenvolver ações de enfermagem a pacientes que apresentam transtornos visando atender as necessidades humanas básicas; Identificar as alterações biológicas, psicossociais, culturais e espirituais do adulto e relacioná-las ao processo de enfermagem; Conhecer os processos patológicos estruturais e funcionais da infecção, inflamação, neoplasias e degeneração no indivíduo adulto; Desenvolver raciocínio clínico fundamentando os processos patológicos clínicos e cirúrgicos; Avaliar o paciente em diversas situações clínicas, planejar e implementar cuidados de enfermagem; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios respiratórios; Ministrar cuidados de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios respiratórios; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios tegumentares. Classificar lesões. Ministrar cuidados de enfermagem aos pacientes adultos com distúrbios tegumentares; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios hidroeletrolíticos e hematológicos. Ministrar cuidados à pacientes em reposição de líquidos, sangue, plasma e substitutos plasmáticos; Realizar controle hidroeletrolítico; Reconhecer sinais e sintomas de paciente com distúrbios hidroeletrolíticos e hematológicos; Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com distúrbios hidroeletrolíticos; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios gastrointestinais; Ministrar cuidados em nutrição parenteral e enteral; Identificar situações emergenciais no paciente hospitalizado e desenvolver intervenções de enfermagem; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes com distúrbios gastrointestinais; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios renais; Aplicar o processo de enfermagem aos pacientes com distúrbios renais. Ministrar cuidados de enfermagem aos pacientes com distúrbios renais e portadores de dispositivos urinários; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios cardiovasculares; Ministrar cuidados de enfermagem ao paciente com distúrbios cardiovasculares; Aplicar o processo de enfermagem para esses pacientes. Realizar interpretação de eletrocardiograma; Prestar assistência de enfermagem ao paciente em choque. Ministrar cuidados de enfermagem ao paciente portador de dispositivos cardiovasculares. Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios ácido-básicos. Ministrar cuidados de enfermagem ao paciente com alterações ácido-básicas. Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com alterações ácido-básicas; Estudar os processos fisiopatológicos das principais doenças transmissíveis; Desenvolver avaliação ambiental; Compreender mecanismos das doenças transmissíveis; Compreender a necessidade de higiene ambiental, individual, física e mental; Desenvolver projetos de promoção ao ambiente saudável envolvendo pacientes e trabalhadores; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios neurológicos; Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com distúrbios neurológicos; Ministrar cuidados e interpretar exames de pacientes com dispositivos neurológicos invasivos; Estudar os processos fisiopatológicos dos principais distúrbios endócrinos; Prestar Assistência de Enfermagem ao paciente com Síndrome Metabólica e diabetes mellitus. Aplicar o processo de enfermagem ao paciente com alterações endócrinas; Prestar assistência de enfermagem em situações de urgência e emergências; Aplicar o processo de enfermagem em situações de urgência e emergência do paciente adulto; Diferenciar situações de urgência de emergências. Aplicar o processo de enfermagem ao paciente crítico; Prestar assistência de enfermagem ao paciente crítico com alterações cardiorrespiratórias, renais, ortopédicas, hematológicas, endócrinas, neurológicas e tegumentares; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Humanização na assistência; Postura; Criatividade; Pensamento crítico reflexivo; Empatia; Conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos, éticos e políticos; Pensamento crítico, proativo e atualizado; Interdisciplinaridade; Pensamento crítico. Competência 2: Empregar assistência de Enfermagem aos pacientes cirúrgicos, proporcionando um cuidado sistematizado por meio do processo de enfermagem. Conhecimentos: Enfermagem perioperatória; Protocolo de Cirurgia Segura; Central de Material Esterilizado; Infecções Relacionadas à assistência à Saúde; Necessidades do paciente cirúrgico no pós-operatório. Habilidades: Reconhecer os períodos cirúrgicos e sua relação com assistência de enfermagem; Refletir sobre a qualidade em saúde e associar com o protocolo de cirurgia segura; Realizar a verificação para cirurgia segura; Conhecer o funcionamento da CME; Identificar as etapas do processamento de materiais; Reconhecer sinais de infecção e instituir medidas de proteção; Conhecer as principais infecções relacionadas à assistência à saúde; Admitir de forma adequada paciente no serviço de recuperação pós-anestésica; Orientar paciente para o autocuidado. Atitudes: Pró-atividade para assistência de enfermagem; Atitude reflexiva frente ao paciente cirúrgico; Conhecimento científico; Pensamento crítico, proativo e atualizado.

Bibliografia
POTTER, P. A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010; SMELTZER, S. C.; BARE. B.G.; HINKLE, J.L.; CHEEVER, K.H. Brunner &Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica.  12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011; KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. 3ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2006; VIDEBECK, S. L. Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. 5 ed. Artmed, 2012. BRANDÃO, M.L.; GRAEFF, F. G. Neurobiologia dos transtornos mentais. São Paulo: Atheneu, 2014. STEFANELI, M.C.; FUKUDA, I.M.K.; ARANTES, E. C. (Orgs). Enfermagem Psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. São Paulo: Manole, 2008. CARVALHO, R; BIANCHI, E.R.F. Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação. São Paulo: Manole; 2007. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Artmed, 2008. MARTINS, H.S.; DAMASCENO, M.C.T; AWADA, S.B. (Ed.). Pronto-Socorro: diagnóstico e tratamento em emergências. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2008; American Heart Association. Guidelines for CPR & ECC. 2014.

Bibliografia Complementar
CHERCHIGLIA, M.L.; MACHADO, E.L.; SZUSTER, D.A.C.; ANDRADE, E.L.G.; ACÚRCIO, F.A.; CAIAFFA WT, et al. Perfil epidemiológico dos pacientes em terapia renal substitutiva no Brasil, 2000- 2004. Rev Saúde Pública 2010; 44:639-49; BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta complexidade no SUS. 1° Ed. Brasília, 2007. LOPES, A.C.C.; et al. Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. 1, Mar. 2011.Availablefrom /www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 Mar. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100030. FERREIRA, A.M.; RIGOTTI, M.A.; PENA, S.B.; PAULA, D.S.; RAMOS, I.B.; SASAKI, V.D.M.Conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem sobre cuidados com portadores de feridas.Revista da Esc Anna Nery (impr.)2013 abr - jun; 17 (2):211 - 219 COSTA, K.S.; RODRIGUES, A.P.B; SILVA, A.G.; FEITOSA, M.S.L. Atuação do enfermeiro na assistência aos pacientes portadores de feridas. Revista Interdisciplinar UNINOVAFAPI, Teresina. v.5, n.3, p.9-14, Jul-Ago-Set. 2012. CAPLAN, G. Princípios da Psiquiatria Preventiva. Rio de Janeiro: Zahar, 2003; IRVING, S. Enfermagem Psiquiátrica Básica. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 2001; RODRIGUES, A.R.F. Enfermagem Psiquiátrica: saúde mental, prevenção e intervenção. São Paulo: EPU, 1996.
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