Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação em Saúde ( ENF16120 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos conceituais: Conhecer as Dinâmicas de Acolhimento do Grupo (DAG): vivências em sala de aula, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes curriculares da formação do enfermeiro, o processo Ensino/aprendizagem, a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) do Sistema Único de Saúde (SUS); Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no SUS. Compreender a Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde – SUS, as estratégias para o planejamento em Educação Popular em Saúde para usuários do SUS; Descrever sobre a Educação Permanente dos Trabalhadores de Saúde, as estratégias para o planejamento em Educação Permanente de Trabalhadores de Saúde em uma unidade básica de saúde, a Educação em direitos humanos e saúde com abordagens de temas transversais. Identificar os elementos mínimos de um plano de aula para atender às exigências de uma prova de aptidão didática em um concurso. Desenvolver capacidade para elaboração de um projeto de intervenção em educação em saúde para grupos/coletivos. Objetivos Procedimentais: Expressar-se sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e suas adequações, no tocante à difusão, desde a infância, na valorização de nossa matriz indígena e africana; Descrever as concepções pedagógicas mais comuns vigentes na formação do enfermeiro/a e as implicações da mesma nas estratégias de educação permanente e popular dos futuros profissionais. Aplicar planos de educação em saúde, com enfoque em temas atuais como educação ambiental, aspectos culturais afrodescendentes e indígenas, direitos humanos; Empregar estratégias praxiológicas de ensino que favoreçam a análise crítica da solução problema; Descrever a seleção de atividades e instrumentos de avaliação, que favoreçam o acompanhamento do ensino aprendizagem de trabalhadores da saúde e de usuários do Sistema Único de Saúde; Empregar procedimentos e recursos de ensino de acordo com as características dos sujeitos, família e/ou instituição. Objetivos Atitudinais: Assumir atitudes de responsabilidade, respeito, criatividade, confiança, comprometimento, esperança e coragem; Mostrar autonomia para tomar iniciativas; Habituar-se a senso crítico e reflexivo; Ser otimista, sensível e ético.

Ementa
Competência 1: Definir a valorização da educação como prática social, enquanto uma dimensão do processo de trabalho profissional do enfermeiro, considerando o direito de cidadania.  Conhecimentos: Dinâmicas de acolhimento do Grupo (DAG): vivências em sala de aula; Lei das Diretrizes e Bases da Educação, suas modificações e implicações para a sociedade brasileira; Diretrizes curriculares da formação do enfermeiro; Ensino/aprendizagem: concepções pedagógicas; Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) do Sistema Único de Saúde (SUS); Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no SUS. Habilidades: Empregar-se, em um contexto intergeracional, como um enfermeiro com potência para tornar-se educador e agente de transformação social; Criticar a Lei de Diretrizes de Bases da Educação e suas adequações, no tocante à difusão, desde a infância, na valorização de nossa matriz indígena e africana; Identificar as concepções pedagógicas mais comuns vigentes na formação do enfermeiro/a e as implicações da mesma nas estratégias de educação permanente e popular dos futuros profissionais. Atitudes: Sensibilidade; Coragem; Responsabilidade; Ética; Respeito; Criatividade; Iniciativa; Senso crítico e reflexivo; Confiança; Intuição; Comprometimento; Esperança; Otimismo. Competência 2: Praticar ações educativas com indivíduos, comunidades e/ou membros da equipe de enfermagem, considerando os aspectos éticos e políticas de saúde. Conhecimentos: Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde – SUS; Estratégias para o planejamento em Educação Popular em Saúde para usuários do SUS; Educação Permanente dos Trabalhadores de Saúde: enfoques, problemas e perspectivas; Estratégias para o planejamento em Educação Permanente de Trabalhadores de Saúde em uma unidade básica de saúde; Educação em direitos humanos e saúde com abordagens de temas transversais: diversidade étnica/racial, religiosa, sexual, gênero e, pessoas com deficiências; Elementos mínimos de um plano de aula para atender às exigências de uma prova de aptidão didática em um concurso. Um exemplo para seleção de professores substitutos nos cursos de graduação em Enfermagem; Elaboração de um projeto de intervenção em educação em saúde para grupos/coletivos. Habilidades: Discutir e aplicar planos de educação em saúde, com enfoque em temas atuais como educação ambiental, aspectos culturais afrodescendentes e indígenas, direitos humanos; Empregar estratégias praxiológicas de ensino que favoreçam a análise crítica da solução problema; Distinguir a seleção de atividades e instrumentos de avaliação, que favoreçam o acompanhamento do ensino aprendizagem de trabalhadores da saúde e de usuários do Sistema Único de Saúde; Empregar procedimentos e recursos de ensino de acordo com as características dos sujeitos, família e/ou instituição; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Sensibilidade; Coragem; Responsabilidade; Ética; Respeito; Criatividade; Iniciativa; Confiança; Comprometimento.

Bibliografia
BORDENAVE, J. D. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 13 ed. São Paulo: Loyola, 1995.

Bibliografia Complementar
CECCIM, R.B. Educação permanente: desafio ambicioso e necessário no Brasil. Interface – Comunic., Saúde, Educação: v.9, n.6, p.161-178, set. 2004/fev. 2005. Disponível em: http://interface.org.br/edicoes/v-9-n-16-set-2004fev-2005/ Acesso em 16 fev. 2018. CECCIM, R. B.; FERLA, A. A. Educação permanente em saúde. In: . FIOCRUZ. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: Dicionário profissional de educação em saúde. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupersau.html FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FRITZEN, S. J. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1995. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1995.
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