Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fisiologia C ( FSI16039 )
Unidade:
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Objetivo conceitual: Adquirir conhecimentos de fisiologia humana para subsidiar as ações de enfermagem deste ser híbrido. Objetivos procedimentais: Compreender os mecanismos de potencial de repouso, potencial de ação, potenciais locais, mecanismos de geração, propriedades, condução; Identificar os mecanismos da transmissão do impulso nervoso; Relacionar as estruturas sensitivas, integradoras e motoras, envolvidas na geração dos reflexos neuronais e suas alterações; Descrever a importância da integridade reflexa para o funcionamento do corpo humano; Identificar as diferenças morfológicas, bioquímicas e funcionais do sistema nervoso autônomo e sua relação com o hipotálamo; Relacionar os fenômenos biofísicos e biológicos associados a bioeletrogênese cardíaca, ciclo cardíaco, débito cardíaco e circulação nos vasos; Identificar elementos biofísicos da circulação que determinam a resistência periférica, pressão arterial sistêmica e as alterações ocorridas no quadro hipertensivo, assim como alterações nos mecanismos reguladores da pressão arterial; Identificar fatores mecânicos envolvidos na respiração; Identificar fatores que modifiquem o padrão ventilatório; Descrever os mecanismos de trocas respiratórias e sua regulação; Identificar estruturas do néfron responsáveis pela formação da urina relacionando cada uma delas às respectivas funções; Descrever o papel do rim no equilíbrio ácido-básico e na volemia durante a insuficiência renal; Apontar principais secreções e seu papel na digestão, absorção e determinação da motilidade no aparelho estudado; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelas glândulas: hipófise-hipotálamo; paratireóide e tireóide; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelo pâncreas; testículos e ovários; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pela supra renal e tireóide. Objetivos atitudinais: Mostrar autonomia ao desenvolver habilidade manual; Habituar-se ao Pensamento crítico; Colaborar para o trabalho em equipe; Valorizar a Ética; Assumir postura acadêmica.

Ementa
Competência(s):  Descrever os conhecimentos da fisiologia humana para subsidiar as ações de enfermagem deste ser híbrido.  Conhecimentos: Bioeletrogênese; Neurotransmissão: sinapses, neurotransmissores, potenciais sinápticos, integração sináptica; Receptores sensoriais integração sináptica; Órgãos especiais dos sentidos: fisiologia da audição, visão, olfato e gustação;  Córtex sensorial; Vias sensoriais para transmissão dos sinais somáticos;  Fisiologia da dor; Fisiologia do músculo esquelético; Junção mio-neural; Funções motoras da medula espinhal e reflexos medulares; Tronco cerebral/sistema vestibular no controle da função motora; Cerebelo e o controle motor global; Papel dos núcleos da base no controle da função motora; Controle cortical da motricidade; Controle cortical (áreas associativas) da motricidade; Vias motoras; Sistema Nervoso Autônomo; Hipotálamo; Bioeletrogênese cardíaca; Ciclo cardíaco e débito cardíaco; Regulação cardiovascular: neuro humoral, local e endotélio; Biofísica da Circulação; Circulação nas artérias e veias; Mecânica respiratória, espaço morto e ventilação alveolar; Trocas gasosas e transporte de gases; Regulação da Respiração; Fisiologia Renal; Função renal: filtração, reabsorção e secreção; Função renal: concentração da urina; Controle da excreção renal; Regulação do equilíbrio ácido-base; Introdução a fisiologia digestiva; Motilidade gastrointestinal; Secreções do TGI; Digestão e absorção de nutrientes; Eixo hipotálamo-hipófise; Hormônio do Crescimento; Pâncreas endócrino;                                                                                    Tireóide; Fisiologia da supra-renal; Paratireóide e Regulação do cálcio e do fosfato; Sistema reprodutor feminino/gravidez; Sistema reprodutor masculino. Habilidades: Compreender os mecanismos de potencial de repouso, potencial de ação, potenciais locais, mecanismos de geração, propriedades, condução; Identificar os mecanismos da transmissão do impulso nervoso; Relacionar as estruturas sensitivas, integradoras e motoras, envolvidas na geração dos reflexos neuronais e suas alterações; Descrever a importância da integridade reflexa para o funcionamento do corpo humano; Identificar as diferenças morfológicas, bioquímicas e funcionais do sistema nervoso autônomo e sua relação com o hipotálamo; Relacionar os fenômenos biofísicos e biológicos associados a bioeletrogênese cardíaca, ciclo cardíaco, débito cardíaco e circulação nos vasos; Identificar elementos biofísicos da circulação que determinam a resistência periférica, pressão arterial sistêmica e as alterações ocorridas no quadro hipertensivo, assim como alterações nos mecanismos reguladores da pressão arterial; Identificar fatores mecânicos envolvidos na respiração; Identificar fatores que modifiquem o padrão ventilatório; Descrever os mecanismos de trocas respiratórias e sua regulação; Identificar estruturas do néfron responsáveis pela formação da urina relacionando cada uma delas às respectivas funções; Descrever o papel do rim no equilíbrio ácido-básico e na volemia durante a insuficiência renal; Apontar principais secreções e seu papel na digestão, absorção e determinação da motilidade no aparelho estudado; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelas glândulas: hipófise-hipotálamo; paratireóide e tireóide; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelo pâncreas; testículos e ovários; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pela supra renal e tireóide; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Conhecimento científico; Habilidade manual; Trabalho em equipe; Postura; Pensamento crítico; Ética.

Bibliografia
GUYTON, A C. & amp; HALL. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. BERNE, R.M. & LEVY. Fisiologia. 6 a Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. CURI, R & PROCOPIO, J. Fisiologia Básica. 6 a Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

Bibliografia Complementar
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia Humana. 3 a Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. COSTANZO, L.S. Fisiologia, 3ª Edição. Rio de Janeiro, Elsevier,2007. GANONG W. Fisiologia Médica. 22ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2006. SILVERTHON D. Fisiologia: Uma abordagem integrada. 5 a Edição. Porto Alegre: Artmed, 2010. GUYTON & HALL. Fisiologia Humana e mecanismos das doenças. 6 a Edição. Rio de Janeiro: Interamericana, 1998.
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