Competência(s): Descrever os conhecimentos da fisiologia humana para subsidiar as ações de enfermagem deste ser híbrido.
Conhecimentos: Bioeletrogênese; Neurotransmissão: sinapses, neurotransmissores, potenciais sinápticos, integração sináptica; Receptores sensoriais integração sináptica; Órgãos especiais dos sentidos: fisiologia da audição, visão, olfato e gustação; Córtex sensorial; Vias sensoriais para transmissão dos sinais somáticos; Fisiologia da dor; Fisiologia do músculo esquelético; Junção mio-neural; Funções motoras da medula espinhal e reflexos medulares; Tronco cerebral/sistema vestibular no controle da função motora; Cerebelo e o controle motor global; Papel dos núcleos da base no controle da função motora; Controle cortical da motricidade; Controle cortical (áreas associativas) da motricidade; Vias motoras; Sistema Nervoso Autônomo; Hipotálamo; Bioeletrogênese cardíaca; Ciclo cardíaco e débito cardíaco; Regulação cardiovascular: neuro humoral, local e endotélio; Biofísica da Circulação; Circulação nas artérias e veias; Mecânica respiratória, espaço morto e ventilação alveolar; Trocas gasosas e transporte de gases; Regulação da Respiração; Fisiologia Renal; Função renal: filtração, reabsorção e secreção; Função renal: concentração da urina; Controle da excreção renal; Regulação do equilíbrio ácido-base; Introdução a fisiologia digestiva; Motilidade gastrointestinal; Secreções do TGI; Digestão e absorção de nutrientes; Eixo hipotálamo-hipófise; Hormônio do Crescimento; Pâncreas endócrino; Tireóide; Fisiologia da supra-renal; Paratireóide e Regulação do cálcio e do fosfato; Sistema reprodutor feminino/gravidez; Sistema reprodutor masculino.
Habilidades: Compreender os mecanismos de potencial de repouso, potencial de ação, potenciais locais, mecanismos de geração, propriedades, condução; Identificar os mecanismos da transmissão do impulso nervoso; Relacionar as estruturas sensitivas, integradoras e motoras, envolvidas na geração dos reflexos neuronais e suas alterações; Descrever a importância da integridade reflexa para o funcionamento do corpo humano; Identificar as diferenças morfológicas, bioquímicas e funcionais do sistema nervoso autônomo e sua relação com o hipotálamo; Relacionar os fenômenos biofísicos e biológicos associados a bioeletrogênese cardíaca, ciclo cardíaco, débito cardíaco e circulação nos vasos; Identificar elementos biofísicos da circulação que determinam a resistência periférica, pressão arterial sistêmica e as alterações ocorridas no quadro hipertensivo, assim como alterações nos mecanismos reguladores da pressão arterial; Identificar fatores mecânicos envolvidos na respiração; Identificar fatores que modifiquem o padrão ventilatório; Descrever os mecanismos de trocas respiratórias e sua regulação; Identificar estruturas do néfron responsáveis pela formação da urina relacionando cada uma delas às respectivas funções; Descrever o papel do rim no equilíbrio ácido-básico e na volemia durante a insuficiência renal; Apontar principais secreções e seu papel na digestão, absorção e determinação da motilidade no aparelho estudado; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelas glândulas: hipófise-hipotálamo; paratireóide e tireóide; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelo pâncreas; testículos e ovários; Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pela supra renal e tireóide; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina.
Atitudes: Conhecimento científico; Habilidade manual; Trabalho em equipe; Postura; Pensamento crítico; Ética.