Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem ( ENF16114 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
5

Objetivos
Objetivo conceitual: Adquirir conhecimentos para aplicar a semiologia como parte da metodologia da assistência de enfermagem para nortear a prática numa visão holística. Objetivos procedimentais: Demonstrar propriedade dos referenciais teóricos e das taxonomias de enfermagem; Demonstrar propriedade das técnicas de higienização das mãos e das práticas de biossegurança; Desempenhar as técnicas de anamnese e exame físico; Caracterizar os desvios de normalidade tendo como referência as funções dos sistemas e estruturas do corpo humano; Planejar e demonstrar a metodologia da assistência de enfermagem numa visão holística adotada conforme referencial teórico e taxonomia vigente; Interpretar e registrar dados objetivos e subjetivos para realização do diagnóstico de enfermagem; Aplicar a metodologia da assistência de enfermagem numa visão holística adotada conforme referencial teórico e taxonomia vigente; Interpretar e registrar dados objetivos e subjetivos para realização das intervenções de enfermagem. Objetivos atitudinais: Assumir atitudes para o desenvolvimento de habilidade técnica; Apresentar postura de liderança; Cumprir responsabilidades com o trabalho em grupo; Habituar-se com o pensamento crítico; Habituar-se com o raciocínio diagnóstico.

Ementa
Competência: Aplicar a semiologia como parte da metodologia da assistência de enfermagem para nortear a prática numa visão holística.  Conhecimentos: Exame de enfermagem segundo um referencial teórico; Higienização das mãos e biossegurança; Anamnese; Exame físico; Avaliação de estado geral; Avaliação de sinais vitais; Exame físico do estado mental; Avaliação nutricional; Exame físico da pele; Exame físico da cabeça, face e pescoço e linfáticos regionais, Exame físico dos olhos, ouvidos, boca, nariz e garganta; Exame físico dos pulmões e coração; Exame físico do abdome; Exame físico musculoesquelético; Exame físico neurológico; Exame físico das mamas e genitálias; Diagnóstico de Enfermagem; Intervenções de Enfermagem. Habilidades: Apropriar-se dos referenciais teóricos e das taxonomias de enfermagem; Apropriar-se das técnicas de higienização das mãos e das práticas de biossegurança; Apropriar-se das técnicas de anamnese e exame físico; Caracterizar os desvios de normalidade tendo como referência as funções dos sistemas e estruturas do corpo humano; Aplicar a metodologia da assistência de enfermagem numa visão holística adotada conforme referencial teórico e taxonomia vigente; Interpretar dados objetivos e subjetivos para realização do diagnóstico de enfermagem; Aplicar a metodologia da assistência de enfermagem numa visão holística adotada conforme referencial teórico e taxonomia vigente; Interpretar dados objetivos e subjetivos para realização das intervenções de enfermagem; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Habilidade técnica; Conhecimento científico; Postura; Liderança; Trabalho em grupo; Pensamento crítico; Raciocínio Diagnóstico.

Bibliografia
JARVIS, CAROLYN. Exame físico e Avaliação de Saúde para Enfermagem. 6 ed. R.J. Guanabara Koogan, 2012. BATES, Bárbara. Propedêutica Médica. 8 ed. RJ.: Editora Guanabara, 2005. NANDA. Diagnósticos de enfermagem da Nanda. Definições e classificações. 2018-2020. Porto Alegre: Artmed, 2018. DOCHTERMAN JM, BULECHEK GM. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC).6 ed. Porto Alegre: Artmed; 2016.

Bibliografia Complementar
TANNURE, M.C; PINHEIRO, A.N. Semiologia - Bases Clínicas Para o Processo de Enfermagem. RJ: Guanabara Koogan, 2017. SEIDEL, H, M.; et al. Mosby Guia de Exame Físico. 6 ed. RJ.: Guanabara Koogan, 2008. HORTA, W.A. Processo de Enfermagem. São Paulo EPU/Edusp; 2004. 15ª reimpressão JARVIS, CAROLYN. Guia de Exame Físico para Enfermagem. 7 ed. R.J. Guanabara Koogan, 2016. STEFANELLI MC. Estratégias de comunicação terapêutica. In: STEFANELLI MC, CARVALHO EC. A comunicação nos diferentes contextos da Enfermagem. 2ª ed. Barueri: Manole; 2012. 
Carregando...