Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia do Desenvolvimento ( PSO16109 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos conceituais: 1) Valorizar as contribuições da Psicologia para a compreensão do desenvolvimento humano; 2) Compreender as fases evolutivas do desenvolvimento humano como uma das bases que norteia as ações da enfermagem; 3) Apreciar temascontemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento e da Saúdeque contribuam para a compreensão do desenvolvimento humano. Objetivos Procedimentais: Identificar e analisar as contribuições da Psicologia para a compreensão do desenvolvimento humano.Identificar as fases evolutivas do desenvolvimento humano; analisar o homem como unidade psicossomática no seu processode desenvolvimento; analisaro ser humano a partir da perspectiva biopsicossocial; identificar o ser humano em situação de desequilíbrio de saúde. Identificar e analisar temas contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde que contribuam para a compreensão do desenvolvimento humano e do ser humano em situação de desequilíbrio da saúde. Objetivos Atitudinais: Discutir os valores éticos; Desenvolver postura profissional; Aprimoraro pensamento críticoe reflexivo.

Ementa
Competência 1: Valorizar as contribuições da Psicologia para a compreensão do desenvolvimento humano. Conhecimentos: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento; Influências sobre o desenvolvimento humano. Habilidades: identificar e analisar as contribuições da Psicologia para a compreensão do desenvolvimento humano. Atitudes: Valores éticos; postura profissional, conhecimento científico; pensamento reflexivo. Competência 2: Compreender as fases evolutivas do desenvolvimento humanocomo uma das bases que norteia as ações da enfermagem.  Conhecimentos: desenvolvimento humano: ciclo vital; fatores socioculturais e desenvolvimento humano:risco e proteção. Habilidades: identificar as fases evolutivas do desenvolvimento humano; analisar o homem como unidade psicossomática no seu processo de desenvolvimento; analisar o ser humano a partir da perspectiva biopsicossocial; identificar o ser humano em situação de desequilíbrio de saúde; planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdoda disciplina. Atitudes: conhecimento científico; pensamento crítico e reflexivo; Competência 3: Apreciar temas contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde que contribuam para a compreensão do desenvolvimento humano. Desenvolver 05 horas de atividades extensionistas. Conhecimentos: Questões étnico-raciais e ambientais; Direitos humanos; Cuidado humanizado em saúde; Impacto e enfrentamento da hospitalização infantil; Morte e desenvolvimento humano. Habilidades: Identificar e analisar temas contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde que contribuam para a compreensão do desenvolvimento humano e do ser humano em situação de desequilíbrio da saúde; planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Conhecimento científico; Pensamento crítico e reflexivo.

Bibliografia
DESSEN; M. A. S. C.; COSTA JUNIOR, A. L. A ciência do desenvolvimento humano:tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2005. STRAUB, R.O. Psicologia da Saúde: uma abordagem biopsicossocial. 3ª ed. PortoAlegre: Artmed, 2014. SHAFFER, D. R.; KIPP, K. Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning,2012.

Bibliografia Complementar
BEE, H. L.; BOYD, D. R. A criança em desenvolvimento. 12.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. BIAGGIO, A.M.B.Psicologia do Desenvolvimento. 24.ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes,2015. BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TRASSI, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.14.ed. São Paulo: Saraiva,2011. KOVACS, M. J. Educaçãopara a morte. Psicologia: ciênciae profissão, Brasília,v. 25, n. 3, p. 484-497, 2005. Disponível em . Acesso em 25 Set. 2019. NERI, A. L. (Coord.). Qualidade de vida na velhice:enfoque multidisciplinar. 2. ed. rev. Campinas, SP: Alínea, 2011. PAPALIA, D. E.; FELDMAN,R. D. Desenvolvimento Humano. 12.ed. Porto Alegre:Artmed, 2013. SILVA, M. P. D. da; BRANCO,A. U. Negritude e infância: relações étnico-raciais em situação lúdica estruturada. Psico, v. 42, n. 2, p. 197-205,2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6516 Acessoem: 05 ago. 2020.
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