Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Epidemiologia ( ENF16107 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos Conceituais: 1. Reconhecer a importância, o uso e os objetivos da epidemiologia e bioestatística para planejar as ações de saúde. 2. Analisar criticamente a prática baseada em evidências e a realidade dos serviços de saúde, entendendo-os como dispositivos importantes na condução de investigações e pesquisa em enfermagem e saúde. Objetivos Procedimentais: 1. Interpretar os indicadores de saúde e a importância dos objetivos da vigilância epidemiológica no planejamento em saúde; Aplicar os instrumentos da epidemiologia; Demonstrar conhecimento sobre a importância e os objetivos da epidemiologia e da estatística aplicada à saúde. 2. Discutir e aplicar os processos componentes da saúde-doença; Interpretar dados em saúde; Discutir, na perspectiva demográfica e epidemiológica, as características da população brasileira; Identificar o perfil epidemiológico da sociedade em que está inserido; Debater sobre desenhos de estudos epidemiológicos que descrevam problemas da realidade de saúde. Objetivos Atitudinais: Conscientizar-se sobre a importância de fazer e receber críticas; Praticar Comunicação verbal e não-verbal com ética e respeito; Habituar-se com o pensamento crítico e reflexivo; Colaborar para o trabalho em grupo; Assumir atitudes que demonstrem Clareza e segurança na apresentação de ideias; Praticar o Poder de síntese. Assumir raciocínio clínico.

Ementa
Competência 1: Apropriar-se dos conhecimentos da epidemiologia e bioestatística para planejar as ações de saúde. Conhecimentos: Medidas e Indicadores; Vigilância epidemiológica; História, importância, usos e objetivos da epidemiologia; Epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis; Estatística vital; Distribuição de frequências; Tabelas e representações gráficas; Medidas de tendência central e de dispersão; Medidas de risco; Testes estatísticos. Habilidades: Analisar e interpretar os indicadores de saúde; Identificar e analisar a importância e os objetivos da vigilância epidemiológica no planejamento em saúde; Aplicar os instrumentos da epidemiologia; Planejar, executar e apresentar uma observação epidemiológica; Relacionar a importância e os objetivos da epidemiologia e da estatística aplicada à saúde; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Clareza e segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese. Competência 2: Desenvolver uma visão crítica da prática baseada em evidências e da realidade dos serviços de saúde, entendendo-os como dispositivos importantes na condução de investigações e pesquisa em enfermagem e saúde orientadas pela ética em pesquisa, a bioética, o diálogo e parceria enfermeira/o-paciente. Conhecimentos: Processo saúde-doença e sua relação com o meio ambiente; Transição epidemiológica; Delineamentos em epidemiologia; Habilidades: Identificar a concepção do processo saúde-doença; Identificar e analisar os processos componentes da saúde-doença; Organizar, apresentar e analisar dados em saúde; Descrever e analisar, na perspectiva demográfica e epidemiológica, as características da população brasileira; Identificar o perfil epidemiológico da sociedade em que está inserido; Relacionar e criticar desenhos de estudos epidemiológicos que descrevam problemas da realidade de saúde. Atitudes: Fazer e receber críticas; Comunicação verbal e não-verbal; Clareza e segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.

Bibliografia
ROUQUAYROL MZ, ALMEIDA FILHO N. Epidemiologia e Saúde. 6ª Edição. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013. FLETCHER R H, FLETCHER SW. Epidemiologia Clínica. 4ª Edição. São Paulo: Artmed, 2014. MEDRONHO RA et al. Epidemiologia. 2ª Edição. São Paulo: Atheneu, 2009.

Bibliografia Complementar
SOARES JF, SIQUEIRA AL. Introdução à estatística médica. 2ª Edição. Minas Gerais: Coopmed, 2002. RIPSA. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. Disponível na internet: http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/livroidb/2ed/indicadores.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria 1378 de 09 DE JULHO DE 2013. Aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e dá outras providências. Disponível na internet: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1378_09_07_2013.html ALMEIDA FILHO, Naomar de; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à epidemiologia. 3. ed.rev. e ampl. - Rio de Janeiro: Médica e Científica, 2002. PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1995.
Carregando...