Competência 1: Apropriar-se dos conhecimentos da epidemiologia e bioestatística para planejar as ações de saúde.
Conhecimentos: Medidas e Indicadores; Vigilância epidemiológica; História, importância, usos e objetivos da epidemiologia; Epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis; Estatística vital; Distribuição de frequências; Tabelas e representações gráficas; Medidas de tendência central e de dispersão; Medidas de risco; Testes estatísticos.
Habilidades: Analisar e interpretar os indicadores de saúde; Identificar e analisar a importância e os objetivos da vigilância epidemiológica no planejamento em saúde; Aplicar os instrumentos da epidemiologia; Planejar, executar e apresentar uma observação epidemiológica; Relacionar a importância e os objetivos da epidemiologia e da estatística aplicada à saúde; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina.
Atitudes: Clareza e segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.
Competência 2: Desenvolver uma visão crítica da prática baseada em evidências e da realidade dos serviços de saúde, entendendo-os como dispositivos importantes na condução de investigações e pesquisa em enfermagem e saúde orientadas pela ética em pesquisa, a bioética, o diálogo e parceria enfermeira/o-paciente.
Conhecimentos: Processo saúde-doença e sua relação com o meio ambiente; Transição epidemiológica; Delineamentos em epidemiologia;
Habilidades: Identificar a concepção do processo saúde-doença; Identificar e analisar os processos componentes da saúde-doença; Organizar, apresentar e analisar dados em saúde; Descrever e analisar, na perspectiva demográfica e epidemiológica, as características da população brasileira; Identificar o perfil epidemiológico da sociedade em que está inserido; Relacionar e criticar desenhos de estudos epidemiológicos que descrevam problemas da realidade de saúde.
Atitudes: Fazer e receber críticas; Comunicação verbal e não-verbal; Clareza e segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.