Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Atendimento Pré-hospitalar em Situação de Urgência ( ENF16044 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
Objetivo Conceitual: Conhecer as ações necessárias para assistir, prevenir e educar em uma situação de urgência e emergência no âmbito do atendimento pré-hospitalar. Objetivos Procedimentais: Realizar ações de primeiros socorros necessárias para assistir, prevenir e educar em situações de urgência e emergência; Executar o processo de enfermagem como uma das dimensões do cuidado humano; Elaborar educação em saúde em Primeiros Socorros; Demonstrar habilidades sobre a avaliação do cenário inicial de uma situação de urgência e emergência, instituição de medidas de segurança para o atendimento, realização das manobras de RCP e manipulação do DEA. Aplicar medidas necessárias para minimizar os sinais e sintomas de agravos à saúde e riscos de morte nas situações de urgência e emergência; Demonstrar conhecimento para estabelecer prioridades de atendimentos nas urgências e emergências conforme protocolos vigentes; Demonstrar destreza para realizar imobilização; reconhecimento dos tipos de queimaduras. Objetivos Atitudinais: Habituar-se ao pensamento reflexivo; Colaborar para o trabalho em grupo; Assumir atitudes condizentes com proatividade; Assumir postura acadêmica, de autocontrole, calma e equilíbrio emocional; Valorizar a Ética; Conscientizar-se sobre o autoconhecimento.

Ementa
Ementa: Princípios técnicos e científicos do atendimento imediato as pessoas vitimas de acidentes, agravos externos e/ou acometidas de mal súbito no ambiente pré-hospitalar. Competência: - Desenvolver ações necessárias para assistir, prevenir e educar em uma situação de urgência e emergência no âmbito do atendimento pré-hospitalar.  -Prestar os primeiros socorros as pessoas vítimas de agravos por causas externas e acometidas de mal súbito, em ambiente pré-hospitalar, encaminhando-as adequadamente aos locais de atendimento de saúde. Conhecimentos: Princípios do Socorrismo; Biossegurança aplicada ao socorristas; Avaliação Inicial; Avaliação Primária e Secundária; Traumas; Suporte Básico de Vida; Parada Cardiorrespiratória; Hemorragias; Acidente Vascular encefálico; Intoxicação; Obstrução de vias aéreas por corpo estranho; Choque elétrico; Queimaduras; Afogamento; Acidentes por animais peçonhentos. Habilidades: Fundamentar de ações necessárias para assistir, prevenir e educar em situações de urgência e emergência; Desenvolver o processo de enfermagem como uma das dimensões do cuidado humano, sustentado no raciocínio clínico e no pensamento crítico; Promover educação em saúde em Primeiros Socorros; Avaliar cenário inicial; Instituir medidas de segurança para o atendimento; Fazer contato com o serviço de urgência; Realizar manobras eficazes de RCP; Manipular o DEA de forma adequada; Reconhecer situações de urgência e emergência; Identificar os sinais e sintomas de agravos à saúde e riscos de morte nas situações de urgência e emergência; Estabelecer prioridades de atendimentos nas urgências e emergências conforme protocolos vigentes; Realizar imobilização; Prestar socorro com agilidade e qualidade; Reconhecer os tipos de queimaduras, classificar e intervir; Realizar os primeiros socorros enquanto aguarda o socorro especializado; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Pró atividade; Postura; Valores éticos; Trabalho em grupo; Assertividade nas situações de urgência; Autocontrole; Autoconhecimento; Pensamento crítico; Calma; Equilíbrio emocional; Pensamento crítico; Conhecimento.

Bibliografia
[AHA] AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf [FIOCRUZ] Fundação Oswaldo Cruz. Manual de Primeiros Socorros. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf HAWCROFT, Tim. Caes - primeiros socorros: guia essencial de referência rápida. Porto Alegre: Rigel, 1998. 96p. MARTINS, Herlon Saraiva et al. Emergências clínicas: abordagem prática. 5. ed. ampl. e rev. Barueri, SP: Manole, 2010. 1032 p.

Bibliografia Complementar
HIGA, Elisa Mieko Suemitsu et al. Guia de medicina de urgência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2008. xvi, 884 p. (Guias de medicina ambulatorial e hospitalar da UNIFESP-EPM). OLIN, Valdir; SPROVIERI, Sandra Regina Schwarzwälder (Ed.). Condutas em urgências e emergências para o clínico. São Paulo: Atheneu: 2009. MUNIZ, Marcelo Ramos.; VALIM, Valéria.; VASCONCELOS FILHO, Lauro M. Manual de urgências clínicas do pronto socorro do hospital universitário HUCAM/UFES. Vitória (ES): UFES, 2002. 389p. GÓIS, Aécio Flávio Teixeira de et al. (Ed.). Emergências médicas. São Paulo, SP: Atheneu, 2015. GUERRA, Sérgio Diniz et al. Manual de emergências. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Folium, 2010. 284 p.
Carregando...