Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Imunologia C ( PAT16112 )
Unidade:
Departamento de Patologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivo Conceitual: Conhecer os fundamentos da diversidade e fisiologia do sistema imune no processo saúde-doença. Objetivos Procedimentais:Debater sobre o desenvolvimento e funcionamento do sistema imunológico. Ilustrar os mecanismos inatos e adaptativos da resposta imunitária, memória imunológica; Discutir sobre o papel do sistema imune no controle das infecções causadas por patógenos ambientais e transmissíveis. Relatar sobre a aplicabilidade dos conceitos de Imunologia nas vacinas preventivas e imunodiagnósticos e propor intervenções no âmbito da saúde individual e coletiva. Investigar os aspectos genéticos e adquiridos que contribuem para a alteração da normalidade do sistema imunitário e a saúde do indivíduo. Objetivos Atitudinais:Habituar-se ao pensamento crítico e reflexivo; Colaborar para o trabalho em grupo; Assumir postura acadêmica; Conscientizar-se sobre a importância da integração de conhecimentos.  

Ementa
Competência: Compreender os fundamentos da diversidade e fisiologia do sistema imune no processo saúde-doença, seu potencial em prevenção, imunodiagnóstico e ações de intervenção. Conhecimentos: Bases da Imunologia; Introdução à Imunologia, Aspectos históricos; Células e Órgãos Linfóides; Imunidade Inata; Imunidade Adaptativa; Respostas Imunes a agentes infecciosos ambientais e transmissíveis: Imunopatogênese, imunodiagnósticos e vacinas frente a infecções por: bactérias extracelulares, bactérias intracelulares, vírus, fungos, parasitos.  Sistema Imune na Saúde e na Doença, Imunologia Clínica: Microbiota e Imunidade de Mucosa, Imunodeficiências (incluindo HIV/AIDS), Tolerância imunológica e Autoimunidade, Imunologia de transplantes, Imunologia dos tumores, Hipersensibilidades. Habilidades: Entender o desenvolvimento e funcionamento do sistema imunológico; Identificar os mecanismos inatos e adaptativos da resposta imunitária, memória imunológica; Analisar o papel do sistema imune no controle das infecções; Compreender a aplicabilidade dos conceitos de Imunologia nas vacinas preventivas e imunodiagnósticos e propor intervenções no âmbito da saúde individual e coletiva; Analisar os aspectos genéticos e adquiridos que contribuem para a alteração da normalidade do sistema imunitário e a saúde do indivíduo; Desenvolver o raciocínio associativo e crítico; Despertar o interesse pelo conhecimento científico como fonte de entendimento de várias doenças e de possíveis terapias e ainda, introduzi-los a algumas metodologias imunológicas.  Atitudes: Pensamento crítico; Pensamento reflexivo; Postura; Trabalho em grupo; Integração de conhecimentos; 

Bibliografia
ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2015. MURPHY, K.; TRAVERS, P.; WALPORT, M. Imunobiologia de Janeway. 8. ed. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2014. PEAKMAN, M.; VERGAN, D. Imunologia básica e clínica. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. 

Bibliografia Complementar
MALE, D.K.; BROSTOF, J.; ROTH, D.B.; ROITT, I.M. Imunologia. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2014. PLAYFAIR, J.H.L.; CHAIN, B.M. Imunologia básica: guia ilustrado de conceitos fundamentais. 9. ed. São Paulo, SP: Manole, 2013. VOLTARELLI, J.C. (Ed). Imunologia clínica na prática médica. São Paulo, SP: Atheneu, 2009. KINDT, T.J.; OSBORNE, B.A.; GOLDSBY, R.A. Imunologia de Kubi. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2008. DELVESM P.; MARTIN, S.J.; BURTON, D.R.; ROITT, I.M. Roitt Fundamentos de imunologia. 12. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara-Koogan, 2013.
Carregando...