Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Microbiologia C ( PAT16111 )
Unidade:
Departamento de Patologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Objetivos Conceituais: Reconhecer os fundamentos da microbiologia e biossegurança como bases que norteiam as ações da enfermagem; Conhecer os princípios da esterilização, desinfecção, antissepsia, central de material e esterilização e biossegurança hospitalar; Classificar as bactérias, vírus e fungos, segundo os métodos atuais; Objetivos Procedimentais: Demonstrar conhecimentos técnico-científico e sócio-políticos que possibilitem a proposição e a avaliação de mecanismos de prevenção e controle das infecções bacterianas, virais e fúngicas; Executar técnicas de esterilização e desinfecção; Demonstrar conhecimento sobre os principais aspectos envolvendo a biossegurança no ambiente hospitalar; Relatar sobre a  ação dos microorganismos como agentes causadores dos processos infecciosos, sobre a patogênese, epidemiologia e problemática da resistência aos fármacos dos principais agentes microbianos envolvidos das infecções hospitalares e comunitárias. Relatar sobre os princípios básicos da ação dos antibióticos e quimioterápicos e problemas decorrentes do seu uso, sobretudo, no ambiente hospitalar. Relatar sobre os princípios da replicação viral, sobre a estrutura, epidemiologia e controle dos principais vírus. Demonstrar conhecimento sobre as micoses mais relevantes nos ambientes hospitalar e comunitário e sobre os princípios e relevância dos antifúngicos. Objetivo Atitudinal: Habituar-se com o pensamento crítico e reflexivo; Colaborar para o trabalho em grupo; Assumir postura acadêmica; Reagir com Clareza e segurança na apresentação de ideias; Praticar poder de síntese.

Ementa
Competência: Dominar os fundamentos da microbiologia e biossegurança como bases que norteiam as ações da enfermagem. Conhecimento: História da microbiologia; Esterilização, desinfecção e  antissepsia; Central de Material e Esterilização; Biossegurança hospitalar; Classificação das bactérias, vírus e fungos, segundo os métodos atuais; BACTERIOLOGIA: Patogênese e fatores de virulência bacterianos; Microbiota normal; Estrutura, patogênese e resistência das principais bactérias de importância médica; Infecções hospitalares. VIROLOGIA: Estrutura, patogênese e epidemiologia dos principais vírus de importância médica. MICOLOGIA: Características gerais, patogênese, epidemiologia e fatores de virulência dos principais fungos de importância clínica.  Antifúngicos. Habilidades: Fundamentar-se de conhecimentos técnico-científico e sócio-políticos que possibilitem a proposição e a avaliação de mecanismos de prevenção e controle das infecções bacterianas, virais e fúngicas. Desenvolver habilidade de esterilização e desinfecção. Reconhecer os principais aspectos envolvendo a biossegurança no ambiente hospitalar; Compreender ação dos microorganismos como agentes causadores dos processos infecciosos; Compreender a patogênese, epidemiologia e problemática da resistência aos fármacos dos principais agentes microbianos envolvidos das infecções hospitalares e comunitárias. Identificar os princípios básicos da ação dos antibióticos e quimioterápicos e problemas decorrentes do seu uso, sobretudo, no ambiente hospitalar. Compreender os princípios da replicação viral Compreender a estrutura, epidemiologia e controle dos principais vírus de importância médica. Descrever as principais formas de prevenção das viroses. Diferenciar os principais grupos de fungos de importância médica. Descrever as micoses mais relevantes nos ambientes hospitalar e comunitário. Compreender os princípios e relevância dos antifúngicos. Atitudes: Clareza e segurança na apresentação de ideias. Raciocínio clínico, crítico-reflexivo. Poder de síntese. Postura. Trabalho em grupo.

Bibliografia
TRABULSI, l. R. &  ALTERTHUM, F. Microbiologia. 6ª ed. São Paulo, Atheneu, 2015. MURRAY, P.R.; ROSENTHAL, K.S.; PFALLER, M.A. Microbiologia Médica. 8ª ed. São Paulo, São Paulo, Elsevier, 2017. TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R..; CASE, C.L. Microbiologia. 12ª ed. Porto Alegre, Artmed, 2016.

Bibliografia Complementar
MIMS, C. DOCKRELL, H. M.; GOERING, R. V.; ROITT, I.; WAKELIN, D.; Microbiologia Médica. 5ª ed. Elsevier, 2014. BROOKS et al. Microbiologia médica de Jawetz, Melnick&Adelberg. 26. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. BURTON,GWENDOLYN R. W. Microbiologia Para Ciências da Saúde - 9ª ed. Guanabara Koogan, 2012. VERMELHO et al. Bacteriologia Geral. 1 ed. Guanabara Koogan, 2008. LEVINSOS, W. Microbiologia Médica e Imunologia. 13 ed. McGraw Hill. 2016. ROCHA, Arnaldo. Fundamentos da Microbiologia. 1 ed. Rideel. 2016.
Carregando...