Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Biologia Geral C ( BIO16038 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo conceitual: Assimilar e distinguir os diversos tipos celulares, estabelecendo a base científica para a abordagem do funcionamento biológico dos seres vivos. Objetivos procedimentais: Desenvolver o conhecimento dos princípios básicos dos processos vitais e suas interações; Caracterizar as estruturas celulares; Compreender a forma e o funcionamento das diversas células que formam os tecidos no ser humano; Observar e identificar os diferentes componentes celulares e sua importância na manutenção da vida; Adquirir habilidades para o manuseio do material de laboratório; Interpretar resultados, integrá-los e contextualizá-los. Observar e classificar os aspectos fundamentais relacionados aos tecidos; Identificar os diferentes tecidos humanos e sua importância na manutenção da vida. Estudar as bases teóricas relacionados ao desenvolvimento embrionário; Discernir o desenvolvimento embrionário fisiológico de um patológico no ser humano. Objetivos atitudinais: Desenvolver postura científica ao solucionar problemas; Colaborar para o trabalho em equipe; Envolver-se para aprimorar o raciocínio clínico; Desenvolver visão crítica relacionada ao desenvolvimento embrionário e aos direitos humanos relacionados à questões biológicas; Assumir atitudes para o pensamento crítico-reflexivo e desenvolvimento ético.

Ementa
Competência: Compreender e diferenciar os diversos tipos celulares, estabelecendo a base científica para a abordagem do funcionamento biológico dos seres vivos.  Conhecimentos: A célula humana e suas diferentes características para formação de tecidos: Constituição química das células; Biomoléculas; Células eucarióticas e procarióticas; A membrana celular: estrutura e funções; Citoplasma e sistema de membranas citoplasmáticas; Potencial elétrico de membrana; Transportes através de membranas biológicas; Lisossomas e peroxissomas; Retículo Endoplasmático Granular e Agranular; Complexo de Golgi; Centríolos, cílios e flagelos; Mitocôndrias e cloroplastos; Citoesqueleto; Núcleo celular. Nucléolo; Ribossomos; Mitose e Meiose; Sínteses Celulares; Métodos de estudo da célula; Sinalização Celular e Integração da Biologia Geral. Os tecidos e suas funções para a formação do corpo: Tecido epitelial; Tecido conjuntivo; Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido muscular; Tecido nervoso; Tecido hematopoiético. As características e o desenvolvimento embrionário: Introdução à Regulação e à Sinalização Celular; Embriologia – definição, divisão e histórico; As formas de reprodução; Aparelho reprodutor masculino e feminino; Gametogênese; Fecundação e clivagem; Gastrulação; Destino dos folhetos embrionários- modelagem inicial do embrião; Anexos embrionários-fetais; Diagnóstico de gravidez; Parturição; Anticoncepção; Embriologia Baseada em Sistemas. Habilidades: Desenvolver um maior conhecimento dos princípios básicos dos processos vitais e suas interações; Caracterizar as estruturas celulares; Compreender basicamente a forma e o funcionamento das diversas células que formam os tecidos no ser humano; Observar e identificar os diferentes componentes celulares e sua importância na manutenção da vida; Adquirir habilidades para o manuseio do material de laboratório; Desenvolver postura científica ao solucionar problemas; Interpretar resultados, integrá-los e contextualizá-los. Observar e classificar os aspectos fundamentais relacionados aos tecidos; Identificar os diferentes tecidos humanos e sua importância na manutenção da vida. Entender o desenvolvimento embrionário; Discernir o desenvolvimento embrionário fisiológico de um patológico no ser humano; Estudar as bases teóricas e visão crítica sobre os aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento embrionário; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Trabalho em equipe; Grupo de Discussão; Estudo de Caso; Raciocínio Clínico; Trabalho em Grupo; Integração de conhecimentos; Pensamento Crítico-Reflexivo; Direitos Humanos; Desenvolvimento ético.

Bibliografia
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, José. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Bibliografia Complementar
ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da biologia celular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. CARVALHO, Hernandes F.; PIMENTEL, Shirlei Maria Recco. A célula. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2007. BIOLOGIA molecular e evolução. 2. ed. Ribeirão Preto, SP: Holos, 2012. FERREIRA, Henrique Bunselmeyer; PASSAGLIA, Luciane M. P.; ZAHA, Arnaldo (Org.). Biologia molecular básica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. LEHNINGER, Albert L.; NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed; www.scielo.br; www.periodicos.capes.br; www.nature.com.
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