Competência: Compreender as relações entre as estruturas orgânicas e os seus mecanismos de regulação, levando em conta aspectos étnicos e socioambientais, a partir dos conhecimentos de Histologia como parte do híbrido biológico-cultural. Socializar os conhecimentos de histologia em saúde com a comunidade através da participação em projeto de extensão desenvolvido na disciplina.
Conhecimentos: Estudo dos diferentes Tecidos e órgãos do organismo permeados pela inclusão de aspectos étnicos, socioeconômicos e ambientais, incluindo os Sistemas circulatório; Hematopoiese; tegumentar; respiratório; Arquitetura dos rins e vias excretoras urinárias; Aparelho digestivo; Organização das glândulas endócrinas; Organização dos componentes do sistema reprodutor masculino e feminino.
Habilidades: Identificar os aspectos estruturais e funcionais da composição dos diferentes tecidos do organismo humano, relacionando com aspectos ambientais, étnicos e de gênero; Analisar as estruturas hemolinfopoiéticas e suas peculiaridades em diversos povos. Conhecer a histofisiologia dos sistemas cardiovascular, urinário, digestivo, respiratório, genital, tegumentar, endócrino, glândulas e anexos; Discernir as diferenças da formação dos órgãos reprodutores masculino e feminino. Verificar os aspectos morfológicos e socioambientais do desenvolvimento fetal; Planejar e desenvolver atividades extensionistas, com carga horária mínima de 12 horas, integradas ao conteúdo da disciplina, demonstrando conhecimento de histologia e a relação entre os conteúdos estudados e diferentes aspectos morfofuncionais da saúde e da doença.
Atitudes: Postura; Liderança; Trabalho em grupo; Pensamento reflexivo; organização; comunicação.