Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Histologia C ( MOR16043 )
Unidade:
Departamento de Morfologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo conceitual: Adquirir conhecimentos sobre as funções orgânicas e os seus mecanismos de regulação, a partir dos conhecimentos de Histologia como parte do híbrido biológico-cultural, sem esquecer a importância da relação do profissional de enfermagem com as questões socioambientais e culturais em que esteja inserido. Objetivos procedimentais: Identificar os aspectos estruturais e funcionais da composição dos diferentes tecidos do organismo humano para realização das funções orgânicas; Conhecer a histofisiologia dos sistemas urinários digestivo, respiratório, genital, tegumentar, endócrino, glândulas e anexos; Discernir o desenvolvimento embrionário fisiológico de um patológico no ser humano; Fundamentar-se dos processos de trabalho da membrana celular e dos componentes plasmáticos para entendimento do desenvolvimento embrionário; Verificar os aspectos éticos na interrupção de um processo embrionário intencional; Destacar os processos de trabalho da membrana celular e dos componentes plasmáticos. Objetivos atitudinais: Habituar-se ao pensamento reflexivo; colaborar para o trabalho em grupo; assumir atitudes condizentes com liderança; assumir postura acadêmica; organizar e desenvolver atividades de extensão para a comunidade, com carga horária mínima de 12 horas.

Ementa
Competência: Compreender as relações entre as estruturas orgânicas e os seus mecanismos de regulação, levando em conta aspectos étnicos e socioambientais, a partir dos conhecimentos de Histologia como parte do híbrido biológico-cultural. Socializar os conhecimentos de histologia em saúde com a comunidade através da participação em projeto de extensão desenvolvido na disciplina.  Conhecimentos: Estudo dos diferentes Tecidos e órgãos do organismo permeados pela inclusão de aspectos étnicos, socioeconômicos e ambientais, incluindo os Sistemas circulatório; Hematopoiese; tegumentar; respiratório; Arquitetura dos rins e vias excretoras urinárias; Aparelho digestivo; Organização das glândulas endócrinas; Organização dos componentes do sistema reprodutor masculino e feminino. Habilidades: Identificar os aspectos estruturais e funcionais da composição dos diferentes tecidos do organismo humano, relacionando com aspectos ambientais, étnicos e de gênero; Analisar as estruturas hemolinfopoiéticas e suas peculiaridades em diversos povos. Conhecer a histofisiologia dos sistemas cardiovascular, urinário, digestivo, respiratório, genital, tegumentar, endócrino, glândulas e anexos; Discernir as diferenças da formação dos órgãos reprodutores masculino e feminino. Verificar os aspectos morfológicos e socioambientais do desenvolvimento fetal; Planejar e desenvolver atividades extensionistas, com carga horária mínima de 12 horas, integradas ao conteúdo da disciplina, demonstrando conhecimento de histologia e a relação entre os conteúdos estudados e diferentes aspectos morfofuncionais da saúde e da doença. Atitudes: Postura; Liderança; Trabalho em grupo; Pensamento reflexivo; organização; comunicação.

Bibliografia
JUNQUEIRA, L.C., CARNEIRO, J. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. GARTNER, L.P., HIATT, J.L. Tratado de Histologia em Cores. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. OVALLE, WK; ET AL. Netter Bases da Histologia. 1st Edition. Rio de Janeiro:Elsevier INC., Heakth Sciences Divison, 2008. (ebook).

Bibliografia Complementar
GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Atlas colorido de histologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. BERMAN, Irwin. Atlas colorido de histologia básica. 2. ed. -. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Manual de doenças mais importantes, por razões étnicas, na população brasileira afro-descendente / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001 - ISBN: 85-334-0407-7 BARSANO, Paulo R.; BARBOSA, Rildo P.; VIANA, Viviane J. Poluição ambiental e saúde pública. 1ª ed. Saraiva, 2013. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de direito sanitário com enfoque na vigilância em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 132 p. – ISBN 85-334-1259-2.
Carregando...