Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Bioquímica Estrutural e Biofísica ( FSI16042 )
Unidade:
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivo conceitual: Adquirir conhecimentos sobre a composição bioquímica do organismo, os aspectos biofísicos e os eventos metabólicos de diferentes tecidos e seus mecanismos de regulação e transformação de energia para manutenção das condições vitais e correlacioná-los com a clínica. Objetivos procedimentais: Identificar a base molecular do plano da vida através de sua base atômica; Correlacionar os tipos de ligações químicas e a relevância energética no sistema biológico humano; Compreender e integrar os conhecimentos básicos de Química Inorgânica e Orgânica com a Bioquímica celular; Compreender como processos biofísicos são responsáveis pela homeostase do corpo humano e entender as patologias decorrentes de desequilíbrios desses sistemas; Correlacionar os processos biofísicos fisiológicos e patológicos do organismo humano; Compreender como as biomoléculas do organismo humano realizam seu papel biológico através da sua composição atômica e suas ligações químicas; Reconhecer como as moléculas que compõem o organismo podem ser manipuladas para tratamentos de enfermidades humanas; Compreender como as biomoléculas interagem para uma resposta fisiológica e patológica; Compreender a importância do conhecimento Bioquímico para a boa prática da Enfermagem. Objetivos atitudinais: Habituar-se ao pensamento reflexivo; Colaborar para o trabalho em grupo; Assumir atitudes condizentes com liderança; Assumir postura acadêmica.

Ementa
Competência: Compreender a composição bioquímica do organismo através do estudo das propriedades físicas e químicas das biomoléculas e seus níveis de organização de modo a possibilitar a compreensão de suas funções fisiológicas em bases moleculares e correlacionando-as com a clínica. Entender as principais técnicas bioquímicas e biofísicas utilizados para o estudo da estrutura e função das biomoléculas.  Conhecimentos: Noções de Química aplicada à Bioquímica; Ligações químicas, reações químicas e suas leis; Soluções, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico, química orgânica, estereoquímica e propriedades físicas; Plano molecular da vida (água, íons, moléculas, tampão); Ligações químicas covalentes e não covalentes; Geometria molecular; Eletronegatividade, oxirredução, forças e ligações intermoleculares; Noções de Biofísica aplicada à Bioquímica- soluções, dosagem, pH, tampões e medidas ópticas; Reações químicas, classificação, balanceamento, principais reações envolvendo funções químicas no sistema biológico; Termoquímica, fatores que influem nas entalpias, equações termoquímicas, entropia e energia livre; Cinética química, velocidades das reações e suas variantes; Estrutura e função das biomoléculas; Química orgânica, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos, aminas e fenóis; Explorando proteínas: técnicas bioquímicas e biofísicas de detecção de aminoácidos, peptídeos e proteínas e sua aplicação clínica; Transformações químicas das biomoléculas; Enzimas (conceito, funções, aplicações clínicas e biotecnológicas); Bioquímica e Biofísica de ácidos nucléicos; Estrutura e funções dos lipídeos; Estrutura e funções dos carboidratos; Sinalização intracelular. Habilidades: Identificar a base molecular do plano da vida através de sua base atômica; Correlacionar os tipos de ligações químicas e a relevância energética no sistema biológico humano; Compreender e integrar os conhecimentos básicos de Química Inorgânica e Orgânica com a Bioquímica celular; Compreender como processos biofísicos são responsáveis pela homeostase do corpo humano e entender as patologias decorrentes de desequilíbrios desses sistemas; Correlacionar os processos biofísicos fisiológicos e patológicos do organismo humano; Compreender como as biomoléculas do organismo humano realizam seu papel biológico através da sua composição atômica e suas ligações químicas; Reconhecer como as moléculas que compõem o organismo podem ser manipuladas para tratamentos de enfermidades humanas; Compreender como as biomoléculas interagem para uma resposta fisiológica e patológica; Compreender a importância do conhecimento Bioquímico para a boa prática da Enfermagem; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Atitudes: Postura; Liderança; Trabalho em grupo; Pensamento reflexivo.

Bibliografia
SACKHEIM, George I.; LEHMAN, Dennis D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8. ed. - São Paulo: Manole, 2001. 644 p. TYMOCZKO, J. L., Berg, J. M. e Stryer, L. Bioquímica Fundamental, 2010. STRYER, L. Bioquímica: Sexta edição. Guanabara Koogan, 2007. LEHNINGER, A.,L.; NELSON, D.L. & COX, M.M. Princípios de Bioquímica: Quinta edição Sarvier, 2014.

Bibliografia Complementar
DEVLIN, T.M. Manual de Bioquímica com correlações clínicas: Quarta edição. Edgard Blucher, 2011. CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Thomson, 2007 MURRAY, R.K., GRANNER, D.K., MAYES, P.A. & RODWELL, V.W. Harper: Bioquímica. 24. ed., São Paulo: Atheneu, 2006. VIEIRA, E.C.; GAZZONELLI, G.; MARES- GUIA, M. Bioquímica Celular e Biologia Molecular. Rio de Janeiro: Atheneu, 2002. DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, José. Biologia celular e molecular. 16. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014. HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
Carregando...