Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História da Enfermagem e Identidade Profissional ( ENF16035 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivos conceituais: 1) Interpretar a importância da história da enfermagem na construção social e identitária da profissão; 2) Compreender a importância de homens e mulheres que marcaram a história da enfermagem mundial, brasileira e capixaba; 3) Analisar o contexto de profissionalização da enfermagem no Brasil e sua influência nas políticas de saúde. Objetivos Procedimentais: Apontar as práticas de cuidado ao longo da história identificando as concepções mágico-religiosas, os preceitos hipocráticos e outras teorias sobre o processo saúde doença, influenciando a enfermagem moderna; Descrever os mitos e verdades sobre a identidade profissional do enfermeiro; Esclarecer o trabalho da enfermagem, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; Relatar a biografia de Florence Nightingale e suas contribuições no campo da saúde pública, da enfermagem e em outras áreas do conhecimento; Apontar as bases filosóficas da enfermagem e as concepções teóricas de Florence sobre o ambiente e saúde humana; Compreender os metaparadigmas da enfermagem como elementos essenciais à profissão; Analisar os escritos de Florence e sua influência no contexto histórico e atual; Esclarecer a importância de enfermeiros na construção da história da enfermagem mundial, brasileira e capixaba; Discutir a enfermagem enquanto profissão feminina e as implicações de gênero e etnia na profissão; analisa a divisão técnica e social da enfermagem; Enunciar as primeiras escolas de enfermagem do Brasil; Enumerar os diferentes modelos de formação entre as primeiras escolas; Analisar a influência da escola de enfermagem Ana Nery no fortalecimento da política de saúde pública no país; Apontar a trajetória histórica de implantação do curso de graduação em Enfermagem da Ufes; Apontar os protagonistas que foram pioneiros na implantação do curso; Enunciar os currículos já implantados no curso de enfermagem da Ufes; Analisar o protagonismo de egressos do curso de enfermagem da Ufes na consolidação do Sistema Único de Saúde. Objetivos Atitudinais: Mostrar interesse em valorização; Assumir atitudes que demonstrem respeito; Participar da discussão sobre dignidade; Envolver-se nas discussões sobre Ética; Refletir sobre reconhecimento; Refletir sobre atitudes e valores necessários à construção da identidade profissional, que respeitem a dignidade e a ética do humano.

Ementa
Competência 1: Reconhecer a importância da história da enfermagem na construção social e identitária da profissão. Conhecimentos: A enfermagem e suas origens: Evolução histórica das práticas de cuidado em saúde e Enfermagem; as contribuições de diferentes culturas nas práticas de cuidado; Representações sociais sobre a identidade profissional do enfermeiro; Valores humanitários universais para o exercício profissional da enfermagem; Concepções sobre a enfermagem como arte, ciência e profissão; Enfermagem no contexto das discussões étnico-racial, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, ambiental, educação em Direitos Humanos; Habilidades: Apontar as práticas de cuidado ao longo da história identificando as concepções mágico-religiosas, os preceitos hipocráticos e outras teorias sobre o processo saúde doença, influenciando a enfermagem moderna; Analisar os mitos e verdades sobre a identidade profissional do enfermeiro; Refletir sobre atitudes e valores necessários à construção da identidade profissional, que respeitem a dignidade e a ética do humano; Esclarecer o trabalho da enfermagem, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; Descrever sobre a Enfermagem no contexto das discussões étnico-racial, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, ambiental, educação em Direitos Humanos; Atitudes: Valorização; Respeito; Dignidade; Ética; Reconhecimento. Competência 2: Compreender a importância de homens e mulheres que marcaram a história da enfermagem mundial, brasileira e capixaba; Competência articulada à curricularização da extensão: Promover a difusão de conhecimentos e preservação da história da enfermagem capixaba para o fortalecimento da profissão. Conhecimentos: Biografia de Florence Nightingale e suas contribuições em diversos campos do conhecimento; Notas sobre a enfermagem e a teoria ambientalista de Florence; Metaparadigmas da Enfermagem: Enfermagem, Pessoa, Saúde e ambiente; Influência de pessoas que marcaram a história da enfermagem no mundo, no Brasil e no Espírito Santo; Implicações da força de trabalho das mulheres na enfermagem; inserção masculina na profissão; reflexões sobre a participação de pessoas negras na enfermagem; Habilidades: Relatar a biografia de Florence Nightingale e suas contribuições no campo da saúde pública, da enfermagem e em outras áreas do conhecimento; Apontar as bases filosóficas da enfermagem e as concepções teóricas de Florence sobre o ambiente e saúde humana; Compreender os metaparadigmas da enfermagem como elementos essenciais à profissão; Analisar os escritos de Florence e sua influência no contexto histórico e atual; Esclarecer a importância de enfermeiros na construção da história da enfermagem mundial, brasileira e capixaba; Discutir a enfermagem enquanto profissão feminina e as implicações de gênero e etnia na profissão; Analisar a divisão técnica e social da enfermagem. Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina articulando-se com o Centro de Memórias do Curso de Enfermagem da Ufes. Atitudes: Reconhecimento; Respeito; Valorização; Ética. Competência 3: Compreender o contexto de profissionalização da enfermagem no Brasil e sua influência nas políticas de saúde. Conhecimentos: A profissionalização da enfermagem no Brasil e as primeiras escolas; A implantação do sistema de formação Nightingaliano e sua influência na política de saúde brasileira; As circunstâncias de criação do primeiro curso de enfermagem do Espírito Santo; Os pioneiros na implantação do curso; Os currículos de enfermagem da Ufes; Egressos do curso de Enfermagem e sua inserção nos serviços de saúde. Habilidades: Enunciar as primeiras escolas de enfermagem do Brasil; Enumerar os diferentes modelos de formação entre as primeiras escolas; Analisar a influência da escola de enfermagem Ana Nery no fortalecimento da política de saúde pública no país; Apontar a trajetória histórica de implantação do curso de graduação em Enfermagem da Ufes; Apontar os protagonistas que foram pioneiros na implantação do curso; Enunciar os currículos já implantados no curso de enfermagem da Ufes; Analisar o protagonismo de egressos do curso de enfermagem da Ufes na consolidação do Sistema Único de Saúde. Atitudes: Valorização; Reconhecimento.

Bibliografia
OGUISSO, Taka. Trajetória histórica e legal da enfermagem. Barueri, SP: Manole, 2007. PORTO, Fernando; AMORIM, Wellington. História da Enfermagem Brasileira: lutas, ritos e emblemas. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2008. OGUISSO, Taka; SCHMIDT, Maria José. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. 2. ed. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. LIMA, Maria José de. O que é Enfermagem. São Paulo: Brasiliense, 2005. MOREIRA, Almerinda; OGUISSO, Taka. Profissionalização da enfermagem brasileira.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Bibliografia Complementar
NIGHTINGALE, Florence. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. Tradução de Amália Corrêa Carvalho. São Paulo: Cortez, 1989. SECAF, Vitória; COSTA, Hebe C. Boa-Viagem A. Enfermeiras do Brasil: história das pioneiras. São Paulo: Martinari, 2007. GEOVANINI, Telma. História da enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. COELHO, Cecília Pecego. A Escola de Enfermagem Anna Nery: sua história, nossas memórias. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1997. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental; Decreto n° 4.281, de 25 de junho de 2002, regulamenta a Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências; Resolução CNE/CP n. 02/2012 - DCNs para a Educação Ambiental. Lei n° 11.645/2008, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; Resolução CNE/CP n. 1/2004 - DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução CNE/CP n. 1/2012 - DCNs para a Educação em Direitos Humanos; Parecer CNE/CP n. 8/2012 - DCNs para a Educação em Direitos Humanos.
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