Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Enfermagem e Sociedade ( ENF16034 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos conceituais: 1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos básicos da saude, enfermagem e sociedade. 2. Compreender a estrutura social e o processo saúde-doença em diferentes contextos. 3. Reconhecer a Atenção Primária à Saúde e as Redes de Atenção à Saúde como orientadoras para a atuação em um sistema organizado por linhas de cuidados em redes (curricularização da extensão). 4. Compreender o trabalho da enfermagem, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana. 5. Perceber o ser humano enquanto ser social e cultural como parte do híbrido biológico-cultural. Objetivos procedimentais: 1. Possibilitar reflexões sobre princípios básicos acerca da saúde, enfermagem e sociedade bem como sobre as formas de organização política e econômica da sociedade e sua relação com a saúde. 2. Construir reflexões sobre a estrutura social e processo saúde-doença em diferentes contextos. 3. Instrumentalizar e sensibilizar os estudantes sobre temas transversais. 4. Descrever sobre os hábitos de vida de determinada população à luz dos DSS. 5.  Discriminar sobre as ações articuladas e contínuas dos serviços na APS e na RAS, com desenvolvimento de ação educativa na APS (curricularização da extensão). 6.  Colaborar na mediação do entendimento sobre o processo de formação do ser enfermeiro. 7.  Estabelecer relações sobre as várias concepções do ser humano considerando os aspectos que compõem a pluralidade humana e que singularizam cada pessoa, grupo e coletividades. Objetivos atitudinais: Assumir atitudes de segurança na apresentação de ideias; Desenvolver postura científica ao solucionar problemas; Colaborar para o trabalho em equipe; Envolver-se para aprimorar o raciocínio clínico; Mostrar corresponsabilização no cuidado humano; Demonstrar postura ética; Ser empático; Assumir atitudes de comprometimento, pró-atividade, autonomia e respeito; Colaborar para o desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal.

Ementa
Competência 1: Compreender os conceitos de Saúde, Sociedade e Enfermagem bem como os diferentes fatores envolvidos no processo saúde-doença e analisar criticamente as relações entre saúde/enfermagem/sociedade.  Conhecimentos: Noções conceituais e suas evoluções ao longo da história; As formas de organização política e econômica de uma sociedade. Habilidades: Refletir sobre princípios básicos da saúde, enfermagem e sociedade; Discriminar as formas de organização política e econômica da sociedade e como se dá a relação com a saúde. Atitudes: Clareza e segurança na apresentação de ideias; Trabalho em equipe; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese. Competência 2: Reconhecer a saúde como direito social fundamental ao cidadão, atuando de forma a promover condições dignas de vida e garantir a integralidade do cuidado de enfermagem. Conhecimentos: Saúde como direito social; Estrutura social e processo saúde-doença em diferentes contextos; Aspectos relacionados aos Determinantes Sociais da Saúde e Desigualdades sociais; Cuidado Humano.   Habilidades: Refletir sobre a estrutura social e o processo saúde-doença em diferentes contextos; Conhecer e identificar os hábitos de vida de determinada população à luz dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS); Instrumentalizar e sensibilizar os estudantes sobre os aspectos que interferem na saúde bem como nas necessidades de saúde individual, coletiva e de grupos sociais na vida em comunidade. Atitudes: Clareza e segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese; Responsabilidade; Corresponsabilização no cuidado humano; Ética e postura acadêmico-profissional; Empatia; Comprometimento; Pró-atividade; Autonomia. Competência 3:  Compreender a Atenção Primária à Saúde (APS) e as Redes de Atenção à Saúde (RAS) como orientadoras para a atuação em um sistema organizado por linhas de cuidados em redes, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecimentos: O nascimento do SUS; O papel da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde para o cuidado; A promoção da saúde,  prevenção, recuperação e a reabilitação como estratégia de atenção e cuidado em saúde, considerando a legislação e as políticas públicas vigentes e o contexto social e sanitário do país.  Habilidades: Refletir sobre o SUS, APS e RAS; Conhecer as ações articuladas e contínuas dos serviços na APS e na RAS; Planejar e desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina por meio de ações educativas em parceria com a equipe de enfermagem e saúde bem como com a população do território da APS, conciliando as necessidades dos indivíduos, família e grupos sociais, atuando como sujeito de transformação social, respeitando a autonomia, os diversos saberes e experiências, estimulando a Educação Interprofissional na Saúde. Atitudes : Pensar criticamente, analisar os problemas de saúde e de enfermagem da coletividade e apresentar soluções para os mesmos, na perspectiva dos padrões de qualidade, cidadania, ética e bioética e dos princípios e diretrizes do SUS; Trabalho em equipe; Trabalho interprofissional na saúde; Prática colaborativa; Clareza e segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Conhecimento técnico-científico; Ética e postura acadêmico-profissional; Empatia; Comprometimento; Autonomia; Criatividade. Competência 4: Compreender o trabalho da enfermagem, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana. Conhecimento: O ser enfermeiro. Habilidades: Refletir sobre o ser enfermeiro desde sua gênese, transformação e os fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; Entender o processo de formação do ser enfermeiro. Atitudes: Clareza e segurança na apresentação de ideias; Trabalho em equipe; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese; Ética e postura acadêmico-profissional; Empatia; Comprometimento; Autonomia e empoderamento; Prática colaborativa e interprofissional na saúde; Respeito; Fazer e receber críticas; Comunicação verbal e não-verbal. Competência 5: Compreender os temas transversais que envolvem conhecimentos que  orientam para as necessidades individuais e coletivas da população, respeitando as diversidades subjetivas, biológicas, de raça/cor, etnia, de gênero, considerando os aspectos que compõem a pluralidade humana e que singularizam cada pessoa, grupo e coletividades. Conhecimentos: Experiências e reflexões acerca da integralidade da atenção à saúde do ser humano, considerando-se as particularidades ambientais, atitudinais, sociais (classe social, geração, raça/cor, etnia, gênero, orientação sexual, identidade de gênero), políticas, econômicas e culturais, individuais e coletivas; Políticas públicas sobre população indígena, Relações étnico-raciais e de gênero; Direitos humanos e cidadania, com senso de responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana; Práticas Integrativas e Complementares, aplicadas às situações de desequilíbrio das necessidades sociais em saúde e necessidades singulares da pessoa ou coletivos decorrentes do processo saúde-doença. Habilidades: Refletir sobre as políticas públicas referentes aos conteúdos transversais abordados; Desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico que compõem a assistência de Enfermagem com equidade em nível individual e coletivo prestada à pessoa de grupos populacionais socialmente diversos; Instrumentalizar e sensibilizar os estudantes sobre os aspectos que interferem na saúde bem como nas necessidades individuais, coletivas e de grupos sociais na comunidade; Perceber o ser humano como ser indissociável nas dimensões biológica, psicológica, social, humana, cultural e espiritual. Atitudes: Trabalho em equipe; Liderança; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Conhecimento técnico-científico; Comunicação; Trabalho Interprofissional na Saúde; Prática colaborativa; Clareza de Papéis; Empatia; Respeito.

Bibliografia
-   BOLTANSKI,I. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 2004. -   WALDOW V. R. Cuidado Humano o Resgate Necessário. Vozes, 2006. -   LIMA, M, J. O que é enfermagem. São Paulo: brasiliense, 2005. -   SAMANJA, J. A reprodução social e a saúde. Salvador: Casa da Qualidade, 2000. -   VALLA,V.V. et al. Para compreender a pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. -   BARATA, R. B. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Fiocruz, 2009.

Bibliografia Complementar
-   BRASIL. Lei n° 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF, set. 1990. -   BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. -   BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasilia-DF, 2007. -   BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. - 2ª edição - Brasília: Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2002. -   BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Geral. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: SECAD, 2006. -   CARVALHO V. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm, 13 (2): 406-14. 2009. -   BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica. In: FONSECA, A.F. (org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007 Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/pdtsp/index.php?id=3&prioridade=3. -   VASCONCELOS, E. M.; FROTA, L. H.; SIMON, E. (Org.). Perplexidade na universidade: vivências nos cursos de saúde. São Paulo: Hucitec, 2006.
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