Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teoria e Prática do Ensino de História ( EPS11379 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
a) Refletir ​sobre a formação do profissional do ensino de História da Educação Básica ​b) ​Analisar as  relações entre os fundamentos da produção historiográfica, teorias de ensino e aprendizagem, e a História ensinada ​c) Compreender concepções que orientam as diferentes propostas de ensino de História e as formas de ler, compreender, escrever, viver e fazer Históri​a d) Exercício de ensino de História junto ao Laboratório de Ensino de História ​ e atividades de campo formais e informais.

Ementa
Reflexões sobre a formação do profissional do ensino de História da Educação Básica através da análise crítica das relações entre os fundamentos da produção historiográfica, teorias de ensino e aprendizagem, e a História ensinada. Abordagens sobre a construção do pensamento, conhecimento e consciência  históricos e suas articulações em diferentes contextos e lugares de produção do processo educativo.  Reflexões sobre a pesquisa de ensino e aprendizagem da História. Identificação das concepções que orientam as diferentes propostas de ensino de História e as formas de ler, compreender, escrever, viver e fazer História. Fundamentações de práticas formais e informais de ensino de História junto ao Laboratório de Ensino de História.

Bibliografia
Galvão, I. (2002) Henri Wallon : uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. La Taille, Y. de; Oliveira, M.K; Dantas, H. (1992). Piaget, Vigotsky e Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. Ramos, Marcia E. T. (Org.). (2014). Concepções de jovens estudantes . Londrina: EdUEL. Ricci, Claudia R. F. M. S. (2007). Pesquisa como Ensino . Belo Horizonte: Autêntica. Schmidt, Maria Auxiliadora. (Org.) (2014). Passados possíveis : a educação histórica em debate. Ijui: Unijui, 2014. Wadsworth, B.J. Inteligência e afetividade na teoria de Piaget . (1989) São Paulo: Pioneira.

Bibliografia Complementar
Alves, Ronaldo C. (2012). A transferência da família real portuguesa: explicações históricas. Antíteses, 5(10), p. 691-716. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p691 Barca, Isabel. (2007). Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. Actas. I Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/xmlui/bitstream/handle/1822/569/IsabelBarca.pdf?sequence=1 Caimmi, Flávia E. (2007). Por que os alunos (não) aprendem História? Tempo, 11(21), 17-32. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a03. Coll, C.; Palácios, J., Marchesi, A. (2007). Desenvolvimento psicológico e educação. Vols. I, II e III. Porto Alegre: Artes Médicas. Monteiro, Ana Maria F. C. (2005) Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de história. Cad. CEDES, 25(67).  DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-622005000300006. Toledo, Maria Aparecida Tursi de. (2010) História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses, 3(6), 743-758. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p743
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