Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Ensino de História da América ( HIS10471 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Abordar temáticas específicas para o ensino de História da América Latina; Debater sobre a história do ensino de História da América Latina nos ensinos básico e médio; Analisar materiais didáticos usados para o ensino de História da América Latina; Desenvolver discussões e práticas que reflitam sobre a experiência didático-pedagógica em História da América Latina.

Ementa
Abordagem de temáticas específicas para o ensino do período histórico de referência, de uma perspectiva historiográfica recente que dinamizem estudos de temas relativos à sociedade, à cultura, o cotidiano e às instituições político-econômicas.

Bibliografia
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história da América: reflexões sobre problemas de identidades. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 4, p. 1-11, 2005. Disponível em: 1229="">. Acesso em: 17 jun. 2016. CAPELATO, Maria Helena Rolim. Ensino primário franquista: os livros escolares como instrumento de doutrinação infantil. Revista Brasileira de História, v. 29, n.57, p. 117–143, 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. CONCEIÇÃO, Juliana Pirola e DIAS, Maria de Fátima Sabino. Ensino de História e consciência histórica latino-americana. Revista Brasileira de História, v. 31, n. 62, dez. 2011. Disponíveis em: . Acesso em: 17 jun. 2016. CRISTOFOLI, Maria Silvia; DIAS, Maria de Fátima Sabino; VERISSIMO, Marise da Silveira. Trajetória e perspectivas do ensino de História da América: reflexões a partir do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História e do Acordo de Cooperação Brasil-Argentina. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 4, 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. GIL, Antonio Carlos Amador. A História, o ensino de História e a Revolução do século XVIII. Revista de História da UFES, v. 7, p. 31–45, 1998. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. KOLING, Paulo José. O ensino de História da América na educação básica: reflexões a partir de livros didáticos e obras utilizadas em escolas públicas no Oeste do Paraná. In: Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Vitória, ANPHLAC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. MIRANDA, Sonia Regina e LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v.24, n.48, 2004. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. OLIVEIRA, Susane Rodrigues de. As crônicas coloniais no ensino de História da América. História & Ensino, v.17, n.2, 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. SALOMÓN, Said Lucas de Oliveira. Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007). Porto Alegre, 2012. Trabalho Acadêmico (Graduação – História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: 66951="" 000870040.pdf?sequence="1">. Acesso em: 17 jun. 2016. SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. Ensino de História da América no Brasil e na Argentina (1995-2010): um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-americana. Curitiba, 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016. SILVA, Vitória Rodrigues. O ensino de História da América no Brasil. Diálogos, v.8, n.2, 2004. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016.

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BITTENCOURT, Circe M. F.; IOKOI, Zilda Marcia Gricoli. Educação na América Latina. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1996. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. CADERNOS CEDES. A prática do ensino de história. São Paulo: Cortez, 1984. CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; FERNANDA GONZÁLEZ, María (comps.). Enseñanza de la historia y memoria colectiva. Buenos Aires: Paidós, 2006. CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. DIAS, Maria de Fátima Sabino. A Invenção da América na cultura escolar no Brasil. Campinas: UNICAMP, 1997. Tese de doutorado. EMBLEMAS. Dossiê: Ensino de História. Catalão: UFG - Campus de Catalão; Editora São João, v.2, n.4, 2007. ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n.41, 2008. FERREIRA, R. Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada. São Paulo: Global Ed, 1982. GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP: Edusc, 2004. HISTÓRIA & ENSINO: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, v.9, 2003. HISTÓRIA REVISTA. Dossiê: Ensino de História. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v.14, n.1, 2009. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. MALERBA, Jurandir. A História da América Latina: ensaio de crítica historiográfica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. MARFAN, Marilda Almeida. (Org.). O ensino de História e Geografia no contexto do mercosul. MEC, SEF, s/d. PADRÓS, Enrique Serra et al. (orgs.). Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: EST, 2002. PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Ed. Contexto, 1988. ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010. SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995. SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria Fernanda Bicalho; GOUVÊA, Maria de Fátima S. (Orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. TEMPO. Dossiê Ensino de História. Rio de Janeiro: Departamento de História da UFF, n.21, 2006.
Carregando...