Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Ensino de Teoria e Metod. da História ( HIS10470 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Aplicar, a uma situação real de ensino, as discussões teóricas e/ou metodológicas retiradas de sua pesquisa realizada na graduação (monografia de fim de curso, projeto de Iniciação Científica ou outro equivalente).

Ementa
Abordagem de temáticas específicas para o ensino do período histórico de referência, de uma perspectiva historiográfica recente que dinamizem estudos de temas relativos à sociedade, à cultura, o cotidiano e às instituições político-econômicas.

Bibliografia
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: FAPERJ, 2003. Número de chamada da Biblioteca Central: 930 E59. CAIMI, Flávia Eloisa. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo, RS: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008. Número de chamada da Biblioteca Central: 371.13 C134a. NOSELLA, Maria de Lourdes Chagas Deiro. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. 11. ed. - São Paulo: Moraes, [19--]. Número de chamada da Biblioteca Central: 37.015.4 N897b 11.ed.

Bibliografia Complementar
CARDOSO, Ciro Flamarion S.; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. Número de chamada da Biblioteca Central: 930.1 D671. DIEHL, Astor Antônio. Do método histórico. 2. ed. ampl. e rev. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2001. Número de chamada da Biblioteca Central: 930.1 D559d 2.ed. JASMIN, Marcelo Gantus; FERES JÚNIOR, João (Org.). História dos conceitos: debates e perspectivas. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006. Número de chamada da Biblioteca Central: 32 H673. MELO, Ciro Flávio de Castro Bandeira de. Senhores da história e do esquecimento: a construção do Brasil em dois manuais didáticos de história na segunda metade do século XIX. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008. Número de chamada da Biblioteca Central: 981 M528s. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. Número de chamada da Biblioteca Central: 930.1 E59 3.ed.
Carregando...