Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História da História Ensinada ( DID06811 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
Analisar criticamente a história, os sentidos e funções do ensino de História. Refletir sobre os processos de didatização da História, suas perspectivas, os sujeitos envolvidos e as possíveis relações com as culturas escolares. Ampliar leituras de pesquisas realizadas sobre a disciplina no âmbito escolar. Realizar atividades relativas à prática do ensino da História. Compreender a prática docente no contexto da formação da História como disciplina escolar. Estabelecer relações entre a História da História Ensinada e o campo das pesquisas em História da Educação.

Ementa
Análise crítica da história, sentido, função e perspectivas do ensino de História no mundo contemporâneo e especificamente no Brasil. Estudos sobre a História como disciplina escolar. Reflexões sobre os processos de didatização da História, sua história, sujeitos, práticas, saberes, experiências, e suas relações com a cultura escolar. Debates sobre o ensino de História enquanto processo formativo no contexto histórico, social, político e filosófico de sua produção. Relações entre as práticas constitutivas do ensino de História em diferentes épocas e a construção da memória histórica. Projetos e atividades de práticas de ensino junto ao Laboratório de Ensino de História.

Bibliografia
BITTENCOURT, Circe Mª. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. (cap. II, p. 59-96) ______. Abordagens históricas sobre a história escolar. Revista Educação e Realidade, v. 36, nº 1, p. 83-104, jan./abr. 2011. CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica, nº 2, p. 177-229, 1990. JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: Autores Associados, nº 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO BENITO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade:a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Bibliografia Complementar
ABUD, Kátia. Formação da Alma e do Caráter Nacional: ensino de história na Era Vargas. Revista Brasileira de História, v. 18, nº 36, 1998. BITTENCOURT, Circe Mª. F. Livro didático e saber escolar(1810 – 1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008. ______. Produção didática de História: trajetórias de pesquisa. Revista de História USP, nº 164, p. 487-516, jan./jun. 2011. CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001. CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo.Belo Horizonte: Autêntica, 2008. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. FONSECA, Thais Nivia de Lima e; VEIGA, Cynthia Greive. História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. FREITAS, Itamar. A pedagogia histórica de Jonathas Serrano: uma teoria do ensino de história para a escola secundária brasileira(1913-1935). São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2008. GALZERANI, Maria Carolina Bovério. A produção de saberes históricos escolares: o lugar das memórias. In: FERREIRA, Antônio Celso; BEZERRA, Holien Gonçalves; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e seu tempo.São Paulo: Editora UNESP: ANPUH, 2008. GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu Editora, 2004. GUSMÃO, Emery Marques. Memórias de quem ensina História:cultura e identidade docente. São Paulo: Unesp, 2004. GUIMARÃES, Manoel L. S. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. In: Estudos Históricos, v. 1, nº 1, 1988. MATTOS, Ilmar Rohloff (org.) Histórias do ensino de História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. MELO, Ciro Flavio de C. B. de. Senhores da História e do esquecimento: a construção do Brasil em dois manuais didáticos de História na segunda metade do século XIX. Belo Horizonte: Argumentum, 2008. NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set. 1992/ ago. 1993. OLIVEIRA, Marcus Aurélio T.; RANZI, Serlei Mª Fischer (orgs.). História das disciplinas escolares no Brasil:contribuições para o debate. Bragança Paulista: Ed. USF, 2003. OLIVEIRA, Margarida Mª. D.; STAMATTO, Mª Inês S. O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Ed. UFRN, 2007. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. A história ensinada sob o império da memória: questões da História da disciplina. In: História (São Paulo). Franca: UNESP, v. 23, n. 1/2, p. 13-32, 2004.
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