Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA ( EPS06048 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
GERAL Compreender a identidade, a formação e a atuação do professor como dispositivos de práticas educativas sociais, historicamente articuladas aos contextos sócio-político-econômicos. Compreender a relação entre educação, pedagogia e didática, destacando os pressupostos e características em diferentes concepções educacionais e pedagógicas. Problematizar a formação e a atuação do professor no contexto brasileiro atual a partir de diferentes concepções educacionais e pedagógicas. Compreender a sala de aula e a escola como espaços de gestão, de organização e de constituição profissional. Refletir sobre diferentes concepções teórico-práticas relativas aos processos de ensinar e de aprender.

Ementa
Pressupostos, características e diferentes concepções de Didática. Teorizações sobre o ensino, as práticas da situação de aula e as determinações sociais e culturais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico. A relação professor-aluno-conhecimento. Exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. O processo e as formas de ensino: planejamento da organização, da avaliação, e de formas de interação com a escola. Identificação e análise de estratégias e recursos de ensino: a elaboração de objetivos, a seleção e a natureza dos conteúdos, e a adequação da metodologia. 

Bibliografia
CORDEIRO, Jaime. Didática . 2. ed. Paulo: Editora Contexto, 2010. FARIAS, Isabel Maria S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria M. S. de C.;FRANÇA, Maria do S. L. M. Didática e docência : aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009. LIBÂNEO, José Carlos. Didática . São Paulo: Cortez, 1995.

Bibliografia Complementar
MENEGOLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza M. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Edições Loyola, 1989. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990. MATOS, Sônia Regina da Luz. Didática e suas forças vertiginosas. Conjectura: filosofia e educação (UCB), v. 14, p. 93-134, 2009. Disponível em. Acessado em 16 maio 2013. SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
Carregando...