Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Ensino de História Antiga e Medieval ( HIS09953 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
1) Aproximar os alunos da graduação de obras cinematográficas que criam uma “representação” do mundo medieval, através da imagem. 2) Discutir com os alunos os “prós e os contras” desta criação e interpretação. Gerar espírito crítico para poder discernir entre elementos históricos e a “licença poética” de autores e atores. Tentar relacionar obras de cinema com a bibliografia atualizada e a crítica histórica. 3) Aproximar os alunos de graduação da realidade da sala de aula. Estimular a criatividade do graduando, e prepará-lo para a docência. 4) Exercitar o aluno na elaboração de recursos didáticos adequados a realidade do mundo contemporâneo

Ementa
Esta disciplina visa dinamizar o ensino de História medieval, fazendo uso de recursos didáticos através de mídia cinematográfica (vídeo e DVD). Elaborar de projetos de aulas para ensino fundamental (5ª a 8ª séries) ou ensino médio fazendo uso de filmes que abordem a temática medieval. Inserir o futuro professor na cultura cinematográfica histórica e levá-lo a utilizar a mesma de maneira pontual para a sala de aula.

Bibliografia
FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 2010. Call number: 93/99:37 F395m (Biblioteca Central da UFES) KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008. Call number: 791.43 K84c NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. Call number: 371.335 N216c

Bibliografia Complementar
CAIMI, Flávia Eloisa. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo, RS: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008. Call number: 371.13 C134a ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Call number: 37.02:93 A165e ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. 2. ed. , Rio de Janeiro: FAPERJ; Casa da Palavra, 2009.
Carregando...