Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estudos Avançados em Metodologia de Pesquisa ( PGPI0013 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A pesquisa cartográfica em Psicologia: a constituição do comum, a dimensão quantitativa e qualitativa, a análise, validação, o ethos da confiança. Contribuições dos estudos do cotidiano aos processos de pesquisa em Psicologia Institucional. Diferentes perspectivas de pesquisa e suas ferramentas: conhecimentos em rede, autobiografia, narrativa, memória, acontecimento, análises culturais, pesquisa-ação, pesquisa participativa e a entrevista na pesquisa. Os sujeitos praticantes-pensantes e os processos criativos/inventivos.

Bibliografia
CERTEAU. Michel de. A invenção do Cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 7ª ed. COSTA, Marisa Vorraber. (org.) Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007. _______, Caminhos investigativos II: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007. FERRAÇO, Carlos Eduardo; PEREZ, Carmem Lúcia Vidal; OLIVEIRA, Inês Barbosa. (orgs.). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alli, 2008. GALLI, T.; P. G. KIERST (Orgs.). Cartografia e Devires: A construção do Presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003. GARCIA, Regina Leite. (org.). Método, métodos: contramétodo. São Paulo: Cortez, 2003. GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa. (orgs.). Nilda Alves praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. GUATTARI, F. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. Aparecida: Idéias & Letras, 2004. LAPASSADE, G. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. LEWIN, K. Princípios de psicologia topológica. São Paulo: Editora Cultrix, 1973. LEWIN, K. Teoria de campo em ciência social. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1965. LOURAU, R. René Lourau: Analista Institucional em Tempo Integral. São Paulo: HUCITEC, 2004. MATURANA, H. R. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athenas, 2004. MATURANA, H; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Palas Athena, 2010. PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa Intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009. PASSOS, E.; KASTRUP, V. TEDESCO, S. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano do comum. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014. RODRIGUES, H. B. C. À beira da brecha: uma história da Análise Institucional francesa nos anos 60. In: Amarante, P. (org.) Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. RODRIGUES, H. B. C. Análise institucional francesa e transformação social: o tempo (e contratempo) das intervenções. Revista eletrônica Acheronta - Revista de Psicoanálisis y Cultura. Buenos Aires/Argentina, n. 18, dez/2003.

Bibliografia Complementar
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