Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História, Filosofia e Sociologia da Química ( PQUI0343 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Aspectos relevantes da história da química e seu método. Principais reflexões filosóficas sobre a química no cenário do Programa de Pesquisa da Química Orgânica do Século XIX. Análise das principais abordagens sobre as relações entre a filosofia, a sociologia e a química. Visão sociológica sobre a química e a tecnologia, desde os pensadores sociais do século XIX até os dias de hoje e sua influência na esfera científica e tecnológica. Ciência Química no Brasil, sua História e condições sociais de produção. Estudos sobre identificação, caracterização e intensidade de interações entre a química, como disciplina acadêmica e como processo de produção de conhecimento e sua relação com o desenvolvimento e a sua imagem ligada a fatores negativos como a poluição.

Bibliografia
Bibliografia Principal: BENSAUDE-VINCENT, B.; STENGERS, I. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência . por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp/INRA, 2003. CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal? Trad. R. Fiker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. p. 135. FARIAS, R.F.; NEVES, L.S.; SILVA, D.D. História da Química no Brasil. 2ª ed. Campinas, SP: Átomo, 2006. KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. Trad. B.V. Boeira e N. Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1996. Bibliografia Complementar: ABRANTES, P. Imagens de natureza, imagens de Ciência. Campinas: Papirus, 1998. p. 21-24. BROCK, W.H. Historia de la Química. Trad. E.G. Hernández, A. del Valle, P. Burgos e I. Medina. Madri: Alianza Editorial, 1992. cap. 4, p. 88-119. CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011. CHAGAS, A.P. Os noventa anos de Les Atomes. Química Nova na Escola, n. 17, p. 36-38, 2003. FERNÁNDEZ, L. C.; GATICA, M. Q.; BLANCAFORT, A. M. La Importancia de la História de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elaboración de material didáctico de profesores en formación. Ciência & Educação, v.16,n 2, p. 277-291, 2010. FILGUEIRAS, C.L. A revolução química de Lavoisier: uma verdadeira revolução. Química Nova, v. 18, n. 2, p. 219-224, 1995. KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana. Trad. A.J. de Souza. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. p.54-71. LAUDAN, L.; DONOVAN, A.; LAUDAN, R.; BARKER, P.; BROWN, H.; LEPLIN, J.; THARGARD, P. e WYKSTRA, S. Mudança científica: Modelos filosóficos e pesquisa histórica. Estudos Avançados, v. 7, n. 19, p. 7-87, 1993. MAAR,J.H. História da Química: uma história da ciência da matéria. 2ª ed. Florianópolis, SC: Conceito Editorial, 2008. PÉREZ, D., et al. Para uma Imagem Não Deformada do Trabalho Científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. SILVA, C.C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

Bibliografia Complementar
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