Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Movimentos sociais e educação ( ECH12027 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a) Fornecer aos educandos elementos teóricos para compreender a história dos movimentos sociais e sua articulação com as propostas pedagógicas de escolas possíveis, reais e desafiadoras. b) Estimular a reflexão em torno das possibilidades de construção de uma escola pluralista, democrática e politizada diante da realidade social e política contemporânea, permeada pelo multiculturalismo e pluripartidarismo em sentido lato; c) Desenvolver o debate acerca das formas de lidar com a identidade conflitante dos diferentes segmentos sociais, raciais, étnicos, de gênero e de classe na escola contemporânea; d) Refletir e problematizar sobre o caráter educativo dos Movimentos Sociais do Campo na atualidade; e) Aprofundar nas temáticas da Educação Popular e da Pedagogia do Oprimido.

Ementa
Movimentos sociais e as interlocuções educativas. Dinâmica da realidade multicultural. Os movimentos sociais e a interface político cultural. A Pedagogia e os movimentos sociais. Dinâmica da realidade multicultural. A temática etnico-racial e indígena. Movimentos sociais e o meio-ambiente.

Bibliografia
CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra, 2ª ed. Petrópolis: Vozes. 2000 CALDART, R. S. Educação em Movimento: a formação de educadoras e educadores no MST. Petrópolis: Vozes. 1997 CALDART, R. S. Coragem de educar, 2ª ed. Petrópolis: Vozes. 1995 CALDART, R. S. Sem-terra com poesia: a arte de re-criar a história. Petrópolis: Vozes. 1987 GOHN, Maria Glória. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola. 1995 GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4 ed. São Paulo: Loyola. 2004 GOHN, Maria Glória [org.]. Movimentos Sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 2ª ed. Petrópolis: Vozes. 2004 GRZYBOWSKI, Cândido. Caminhos e descaminhos dos movimentos sociais no campo. Petrópolis: Vozes. 1987 GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34. 1999 HANCHARD, Michael George. Orfeu e o poder: o movimento negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: Eduerj. 2001 HERINGER, Rosana [org]. A cor da desigualdade: desigualdades raciais no mercado de trabalho e ação afirmativa no Brasil. Rio de Janeiro: IERÊ, Núcleo da Cor, LPS, IFCS, UFRJ. 1999 MELIÀ, Bartolomeu. Educação Indígena e Alfabetização. São Paulo: Edições Loyola. 1979. MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis, Vozes. 2001 SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes. 1977.

Bibliografia Complementar
CUNHA, M. C. da (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 2002.  MANACORDA, Mario Alighiero . Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea. 2007 MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa. 1973  GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1968 GRAMSCI, A. Concepção dialética da história, 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1978 MOURA, Clóvis . História do negro brasileiro. São Paulo: Ática. 1989 NASCIMENTO, Abdias (org.). O Negro revoltado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. NETO, Luiz Bezerra. Sem-terra aprende e ensina: estudo dobre as práticas educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais. Campinas: Autores Associados. 1999 SAVIANI, Dermeval, Escola e democracia, 41ª ed. Campinas: Autores Associados. 2009.
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