Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa em Educação ( ECH14180 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os fundamentos epistemológicos da pesquisa educacional, métodos e técnicas de pesquisa.

Ementa
Teorias do conhecimento. O conhecimento científico. Fundamentos epistemológicos da pesquisa educacional. Principais teóricos do conhecimento científico. Projeto de pesquisa em educação. Métodos e técnicas de pesquisa. Pesquisa empírica em educação. Pesquisa em educação e divulgação do conhecimento produzido. A pesquisa educacional na iniciação científica.

Bibliografia
1. BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 2. CERVO, A. L., e BERVIAN, P. A. Metodologia Científica para uso de estudantes universitários . SP, McGraw-Hill, 1974. 3. DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência . São Paulo: Atlas, 1983, p. 85-112

Bibliografia Complementar
1. EZPELETA, J., e ROCKWELL, E. Pesquisa participante . Tradução de Francisco Salatiel de Alencar Barbosa. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986. 2. FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional . 2a ed. São Paulo: Cortez, 1991. 3. FOUREZ, G. A Construção das Ciências . São Paulo: Ed. Unesp, 1995. 4. GEWADSZNAJDER, F. e ALVES-MAZZOTI, A. J. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa . 2ª ed., São Paulo: Pioneira, 2000. 5. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar . 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
Carregando...