Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Libras ( ECH14178 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer e aplicar a língua brasileira de sinais como meio de comunicação objetiva no cuidado em saúde.

Ementa
Ensino, aplicação e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Trajetória histórica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A libras como fator de inclusão social da pessoa surda. A libras no contexto legal e educacional. Introdução do ouvinte à libras e à modalidade diferenciada (gestual-visual). Criar oportunidades para a prática de libras e ampliar o conhecimento dos aspectos da cultura do mundo surdo. 

Bibliografia
1. BRASIL. Congresso Nacional. Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. 2. BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº. 10436 de 24 de abril de 2002. 3. FELIPE, Tânya A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante. Brasília: Programa Nacional de Apoio à educação dos surdos, MEC; SEESP, 2001.

Bibliografia Complementar
1. SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngüe para surdos . Porto Alegre: Mediação, 1999. 2. QUADROS, R. M. Língua de sinais brasileira : estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3. GESSE, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 4. LACERDA, C. B. F. Um pouco de história das diferentes abordagens na educação dos surdos . Cad. CEDES, V. 19, n. 46, Campinas, set/1998. 5. LOPES, Maura. Surdez & Educação . Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
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