Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação ( EPS13106 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar aspectos relevantes da históricos e filosóficos da educação moderna e contemporânea percebendo a inter-relação entre educação, cultura, ciência, ética e conhecimento cotidiano.

Ementa
A relação entre a educação e seu contexto sócio-histórico-cultural; diferentes sociedades, diferentes educações e diferentes educações dentro da mesma sociedade. Gênese histórica e desenvolvimento do modelo hegemônico de escola no mundo e no Brasil. As diferentes correntes educacionais e seus fundamentos filosóficos: ontológicos, axiológicos, políticos, epistemológicos, gnosiológicos, estéticos. Teorizações funcionais, críticas e pós-críticas: diferenças e contradições.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia . 3. ed. São Paulo:Moderna, 2006. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação . São Paulo: Brasiliense, 2002. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia . 5. ed. São Paulo: Ática, 1995. GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas . São Paulo: Ática, 2003.

Bibliografia Complementar
ADORNO T. W. Educação e emancipação. In: _____.  Educação e emancipação . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo . São Paulo: Jorge Zahar, 1998. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização . São Paulo: Jorge Zahar, 1997. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e  história . Rio de Janeiro, Imago, 1997. GALLO, Silvio. Filosofia do ensino de filosofia . Petrópolis; Vozes, 2003.
Carregando...