Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( LCE13705 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Refletir e analisar a atuação do professor e da escola no contexto da realidade brasileira atual. - Adquirir fundamentação teórica sobre o processo ensino-aprendizagem. - Desenvolver habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente.

Ementa
As relações entre Educação, didática e ensino. Questões atuais da Educação. Projeto pedagógico da escola e trabalho docente. Abordagens de ensino e a tradição pedagógica brasileira.Cotidiano da escola e da sala de aula: as relações entre professores, alunos e outros sujeitos do processo educativo. Planejamento de ensino: modalidades de trabalho pedagógico e planos de ensino. Objetivos e conteúdos de ensino. Estratégias de ensino-aprendizagem. Recursos didáticos e tecnologias da informação e da comunicação. Avaliação da aprendizagem: critérios e instrumentos.

Bibliografia
CORDEIRO, Jaime. Didática. 2. ed. Paulo: Editora Contexto, 2010.  FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho;  FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009.  HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994. 

Bibliografia Complementar
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.  MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.  LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990.  VASCONCELLOS, Celso do S. Avaliação: concepção dialéticalibertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.  ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1988.
Carregando...