ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo . Tradução: Teixeira coelho. São Paulo, Max limonad, 2010.
ASLAN,Odette . Le Corps en Jeu . Paris: CNRS Éditions . 2014.
BARBA,, Eugenio. A canoa de papel , tratado de antropologia teatral. São Paulo:Editora Hucitec. 2011.
___________ A arte secreta do ator . São Paulo: Hucitec. 2015 .
BELTING, Hans . O Fim da História da arte . COSAC & NAIFY,2006
__________Pour ne Anthropologie des imagens.Paris: Gallimard. 2010.
BÉGOC, Janig, BOULOUCH, Nathalie & ZABUNYAN, Elvan. La performance-entre Archives et pratiques Contemporaines.Presses Universitaires De Renes. 2010.
BRECHT, Bertholt. O teatro Épico . Rio de janeiro: Editora nova fronteira. 2006.
BROOK, Peter . O Teatro seu Espaço . Petrópolis: Ed. Vozes.1970/2010.
__________ Ponto de Mudança . 1946-1987. São Paulo:.Ed. perspectiva. 2009.
___________ Performance e processos . São Paulo: Ed. Perspectiva. 2004.
DERRIDA, Jacques. AEscritura e A diferença. São Paulo: Perspectiva,2006.
DANTO,Arthur . Após o fim da arte .ODYSSEUS,2006.
_____________ A Tranfiguração do lugar comum , Cosac & Naiy,2006
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quand lês imagens prennent Position.Paris: Éditions de Minuit.2013.
FORMIS, Barbara. Esthétique de La vie ordinaire.Paris: PUF.2014.
HACKER, P.M.S. Wittgenstein, sur la nature humaine . Paris: Éditions du Seuil.2007.
HUAPAYA, Cesar. As artes performativas e as práticas performativas como novo paradigma do teatro . Paris: Arts Paris 8,n.10. 2014.
_____________ A captura de energia feita pelo performer nos tecidos performativos eo dispositivoda performance são uma cultura orgânica do espaço ? Abrace IV Congresso. Rio de Janeiro: 7 Letras,2009.
____________ Montagem e imagem como paradigma. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre,V.1,p. 110-123,Jan./Apr.2016.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do teatro pobre . Rio de Janeiro:Editora civilização Brasileira. 2010.
_____________"Arte como veículo", tradução livre de Cesar Huapaya. Vitória: Teatro Experimental Capixaba.2014
LAPLANTINE, François. L'anthropologie . Paris:Payot.2006[1995].
___________La description ethnographique. Paris. Nathan. 2009.
MARTEL, Richard . Art Action, 1958/ 1998. Québec. 2006 [1998].
MAUSS, Marcel, Sociologie et anthropologie , "Les techniques du corps"Paris:Puf.2006 [1950]. Sociologia e antropologia .Rio de Janeiro : Martins Fontes,2006.
MEYERHOLD, Vsevolod. O teatro de Meyerhold . Rio de Janeiro:Ed. Civilização Brasileira. 1980/2009.
GOLDBERG, RoseLee. Performances l'art en action . Paris:Ed. Thames & Hudson, Paris, 2010.
__________________ La Performances du futurisme à nos jours . Paris:Ed. Thames & Hudson. 2010.
__________________ A arte da performance. São Paulo:Editora perpectiva,2009.
PRADIER, Jean-Marie. Léthnoscénologie, vers une scénologie gérérale. Paris:L'Université des Arts, Klincksieck. 2014.
PLUCHARD, François . ''Manifestes de l' art corporel''. L'art au corps , Musées de Marseille - Réunin des musées natiaux, Marseille, 2014.
________ Revista mouvement,ns. 16,17,18, Paris. 2009,2010.
ROUBINE, Jean jaques. Linguagem da Encenação Teatral-1880-1980 . Tradução de Yan Michalski. Rio de Janeiro, Editora Zahar.2010
WITTGENSTEIN, Ludwig. Leçons et conversations . Gallimard, Paris. 2005-1992 [1966].