Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Patrimônio Afro-brasileiro: culturas étnicas populares ( CAR15301 )
Unidade:
Centro de Artes
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: A disciplina tem como objetivo abordar questões sobre as identidades culturais afro-brasileiras, nas tradições culturais populares e artísticas na sociedade brasileira, a partir do conceito de memória e patrimônio cultural. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Introdução à temática do patrimônio cultural O patrimônio imaterial afro-brasileiro e as ações de salvaguarda A construção de identidades, através das artes plásticas e do modernismo no Brasil Arte e culturas afro-brasileiras Questões sobre identidade nacional e diversidade cultural

Ementa
A disciplina aborda questões das identidades culturais afro-brasileiras e indígenas, nas práticas populares e artísticas na sociedade brasileira, a partir do conceito de memória e patrimônio cultural.

Bibliografia
ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. CONDURU. Roberto. Arte afro-Brasileira. Belo horizonte: C/ Arte, 2007. PRICE, Sally. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

Bibliografia Complementar
ANDRADE, Mário de. Aspectos das Artes Plásticas no Brasil, 3ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984. ARAÚJO. Emanoel. A mão afro-brasileira. Significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988. BOSI, A. Dialética da Colonização. 3ª ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1995. CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. CASCUDO, L. Da Câmara Antologia do Folclore Brasileiro, 3ª ed., São Paulo: Martins, 1965, 2v. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 3ª ed., São Paulo: UNESP, 2006. CUNHA, Mariano Carneiro da. Arte afro-brasileira. In: ZANINI, Walter. (org.) História geral da arte no Brasil. 2 v. São Paulo : Instituto Walther Moreira Salles, 1983. ELIADE, M. Mito e Realidade, São Paulo: Perspectiva, 1972. FONSECA, Mª Cecília L. O Patrimônio em Processo. 2ªed., Rio de Janeiro: UFRJ/Minc-Iphan, 2005. GONÇALVES, J. R. S. A Retórica da Perda – os discursos do patrimônio cultural no Brasil. 2ª ed., Rio de Janeiro: UFRJ, Minc-IPHAN, 2000. GONDAR Jô, DODEBEI, Vera. O que é memória social. Rio de Janeiro: Contra-Capa, 2005. HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: Edições Véritce, 1990. (original 1950) HALL, Stuart. Da Diáspora. Belo Horizonte: UFMG, Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. ____________. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª ed., Rio de Janeiro: DP&A, 1999. MUNANGA, Kabengele. Arte Afro-Brasileira: o que é, afinal? In: Arte Afro-Brasileira – Catálogo Mostra do Redescobrimento, São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. ORTIZ, R. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 3ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1991. ________. A Moderna Tradição Brasileira – Cultura Brasileira e Indústria Cultural. São Paulo: Brasiliense, 1995. PRICE, Sally. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. SCHWARCZ, L. M. O Espetáculo das Raças. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. ________________ e REIS, L. V. de Souza. Negras Imagens. São Paulo: Edusp, 1996.
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