Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado do Ensino de Artes Visuais III ( LCE13912 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Propor a construção de projetos de pesquisa e atuação para o ensino de Artes Visuais em turmas de Ensino Médio. Construir os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam a organização e o desenvolvimento das práticas educacionais em Arte. Reconhecer as abordagens em ensino de Arte existentes no contexto educacional. Discutir os Parâmetros Nacionais e Estaduais voltados para as aulas de Artes no Ensino Médio, bem como a Base Nacional Comum Curricular. Elaborar projeto fundamentado na observação, determinando um eixo temático e elaborando os planos de trabalho. Atuar nos espaços formais refletindo sobre o cotidiano escolar e considerando as vivências com o ensino de Arte, desenvolvendo o projeto de forma reflexiva. Utilizar o espaço das aulas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para reflexão dos processos desenvolvidos nas Escolas. Discutir métodos de avaliação a serem utilizados nas aulas realizadas.

Ementa
Aspectos gerais da educação no Brasil com abordagem no ensino da arte no Ensino Médio. Metodologia no ensino da Arte no Ensino Médio. Pesquisa, planejamento e prática em escolas de Ensino Médio.

Bibliografia
BARBOSA A. M. & CUNHA, F.P. (orgs.) Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais – São Paulo: Cortez, 2010. FRIGOTTO G; CIAVATTA M. A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico /Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006 FOERSTE, G. M. S. Leitura de imagens : um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança : um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. FRIGOTTO G.; CIAVATTA M. Ensino médio: ciência, cultura   e   trabalho.   Secretaria   de   Educação   Média   e   Tecnológica.   Brasília. MEC/SEMTEC, 2004. OSTROWER, Fayga. Universo da arte . 2 .ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. PAREYSON, L. Os problemas da estética . 30. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PARSONS, Michael J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência Estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Editorial Presença 1992.
Carregando...