Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado do Ensino de Artes Visuais I ( LCE13910 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender o estágio como ação investigativa que envolve planejamento e como campo para pesquisa em suas diversas etapas; Conhecer para compreender a escola como lugar de ensino com suas fronteiras delimitadas, reguladas e disciplinadas e como espaço sem fronteiras, de atravessamentos de outros territórios e saberes. Reconhecer, compreender e vivenciar em observações, análises, leituras e intervenções como os conhecimentos sensíveis, estéticos, históricos, artísticos e culturais que circulam e constituem o conhecimento universal se apresentam na escola; Analisar o cotidiano escolar e as práticas pedagógicas propostas para as Artes Visuais; Propor e desenvolver um projeto de ensino em Artes Visuais para a escola.

Ementa
O desenho da criança até seis anos. Desenvolvimento do grafismo infantil. Materiais, recursos, métodos procedimentos e planejamento na Educação Infantil. Desenvolvimento perceptual dos sentidos por meio das linguagens artísticas. Imagens da história da arte no contexto da Educação Infantil com ênfase no respeito às diferenças e a valorização da diversidade. Planejamento e estágio supervisionado

Bibliografia
COLA, C. P. Ensaio sobre o desenho infantil . 3. ed. Vitória: EDUFES, 2014. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte . Porto Alegre: Artmed, 2003. REBOUÇAS, Moema M. e COLA, César P. Espaços de formação em artes . Vitória: EDUFES, 2010.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, A. M. Arte/ Educação Contemporânea . São Paulo: Cortez, 2005. DERDYK, E. Formas de pensar o desenho . São Paulo: Scipione, 1999. IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil . São Paulo: Melhoramentos, 2013. PILLAR, A. D. Desenho e escrita como sistemas da representação. Porto Alegre: Penso, 2012.
Carregando...