Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do Ensino Superior ( PCFI8027 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos

Ementa
A docência e o planejamento no Ensino Superior: plano de ensino, ementa, objetivos, conteúdos, estratégias, práticas pedagógicas, didática e bibliografia. Avaliação: concepções teóricas, práticas e a elaboração de instrumentos avaliativos. Relação interpessoal: professor e aluno. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; didática e ensino a distância utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação; perspectivas da Educação Superior.

Bibliografia
CUNHA, M. I.. O bom Professor e sua Prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008. LIBÂNEO, J. C. Didática. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2008. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2005. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.. Docência no Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005 TURRA, C. M. G. et al. Planejamento de Ensino e Avaliação. 11ª ed. Porto Alegre: DC Luzzato, 1996. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Tratado de Fisiologia Médica, Guyton, A C. & Hall. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 11ª Edição, 2007. Fisiologia: Berne, R.M. & Levy, Rio de Janeiro;Guanabara Koogan, 6a Edição, 2009. Fisiologia: Uma abordagem integrada. Silverthon D, Editora Manole, 2a Edição Fisiologia Humana: Margarida de Mello Aires. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 3 ed, 2008

Bibliografia Complementar
Carregando...