Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Computação e Sociedade ( INF16159 )
Unidade:
Departamento de Informática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Compreender as complexas relações entre a computação e a sociedade, incluindo os aspectos ambientais, econômicos, legais e étnico-raciais. Desenvolver práticas de extensão.

Ementa
Sociedade da informação. Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais da computação. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. Inclusão digital e empreendedorismo social. Ética e direitos humanos. Computação e relações étnico-raciais. Computação e as culturas afrobrasileira e indígena. Software livre e licenças. Lixo eletrônico e impactos ambientais. Pirataria. Mercado de trabalho. Regulamentação da profissão. Contribuições da computação para a sociedade em suas diversas áreas de atuação. Ergonomia. Comportamento social e a Internet. Práticas de extensão.

Bibliografia
MASIERO, P.C., Ética em computação , 1a. edição, Editora EDUSP, 2000. VALENTE, J.A., O computador na sociedade do conhecimento , 1a. edição, Editora UNICAMP, 1999. SCHAFF, A., A sociedade informática: as conseqüências sociais da segunda Revolução Industrial , 3a. edição, Editora Brasiliense, 1992.

Bibliografia Complementar
CAMARGO, M., Fundamentos de ética geral e profissional , 11a. edição, Editora Vozes, 2013. ANASTACIO, M.A.; CRUZ FILHO; P.R.A. MARINS J., Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro , 1a. edição, Editora PUCPRESS / Editora Universitária Champagnat, 2018. TAKAHASHI,T., Sociedade da informação no Brasil: livro verde , 1a. edição, Editora MCT, 2000. BARGER, R.N., Ética na computação: uma abordagem baseada em casos , 1a. edição, Editora LTC, 2011. CASTELLS, M., A sociedade em rede , 10a. edição, Editora Paz e Terra, 2007.
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