Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Linguagem Musical III ( MUS10317 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL:Desenvolver habilidades de leitura e escrita musical, solfejo e ditado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Vivenciar a leitura e escrita musical em práticas (individuais e coletivas) de criação(improvisação, composição, arranjo), interpretação e análise musical. Reconhecer e utilizarapropriadamente convenções e sinalizações para a música: visuais (partitura, cifras e outrasformas de notação), gestuais e sonoras. Distinguir os fundamentos cognitivos envolvidos no atode perceber música.

Ementa
Leitura e percepção rítmica, leitura e percepção melódica. Acordes de quatro e cinco sons. Conceituação de harmonia e polifonia. Prática de criação musical.

Bibliografia
ALVES, Luciano. Teoria musical – lições essenciais: sessenta e três lições com questionários, exercícios e pequenos solfejos. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004. ALMADA, Carlos. Harmonia funcional. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos.Série didáticomusical. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008. CIAVATTA, L. Os Passos d’O Passo, 2009. Disponível em: <http://www.opasso.com.br>. Acesso em: 6 mar. 2009. KOTSKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal – com uma Introdução à Música do SéculoXX. Tradução (não publicada) por Jamary Oliveira, Hugo Ribeiro e Ricardo Bordini. Disponível em: <http://hugoribeiro.com.br/bibliotecadigital/kostka_PayneHarmonia_Tonal.pdf>. Acesso em: 2mar. 2015. PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. 2 volumes. RJ: Lumiar, 2002. PRINCE, Adamo. Método Prince: leitura e percepção: ritmo. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar, 1993. Coletâneas de partituras diversas. Artigos publicados em periódicos especializados.

Bibliografia Complementar
BENNETT, Roy. Como ler uma partitura. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. CROWELL, Benjamin. Eyes and Ears: An Anthology of Melodies for SightSinging (Olhos e Ouvidos: uma Antologia para Solfejar à Primeira Vista). GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1988. KARPINSKI, G. S. Aural skills acquisition: the development of listening, reading, and perfoming skills in collegelevel musicians. New York: Oxford, 2000. MORAES, M. R. D. Musicalidade métrico tonal: condições primeiras para a comunicação verbal sobre a música. 2003. 190 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. PAZ, Ermelinda A. O modalismo na música brasileira. Brasília: Musimed, 2002. OTTMAN, R. Music for sight singing. Upper Saddle River, NJ: PrenticeHall, 1996. PHILIPS, J. et al. The musician’s guide to aural skills. Vol. 2: EarTraining and Composition. New York: W.W. Norton & Company, 2011. WILLEMS, E. Solfejo: curso elementar. Adaptação de Raquel Marques Simões. São Paulo: Fermata do Brasil, 2000.
Carregando...