Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos especiais em música VI ( MUS12050 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos Gerais: Integrar os aspectos físicos e psicológicos, na realização estética e expressiva de obras vocais para coro ou grupos vocais, de estilos e épocas diferenciadas, com vistas a um aprimoramento e refinamento na escuta e afinação vocal. Objetivos Específicos: 1) Propiciar um bom desempenho técnico/ vocal: respiração, inspiração, expiração, apoio - coluna de ar, técnicas específicas, projeção, colocação, ressonância; 2) Refinar a percepção musical e vocal através de um repertório variado, buscando o gesto vocal dentro de um estilo, pelo estudo do fraseado e de sua sonoridade; 3) Instigar o aluno à pesquisa histórica contextualizada de variadas estéticas vocais, através da obra do compositor, através da realização de obras vocais de épocas variadas, com especial ênfase ao repertório brasileiro. 4) Pesquisa e preparação de repertório vocal erudito

Ementa
Oferecer conhecimentos básicos, fisiológicos para uma emissão vocal cantada, com ênfase no canto coletivo. Propiciar ao futuro professor de música, uma vivência prático pedagógica vocal visando o seu aprimoramento estético/auditivo o ensino em música no ambiente formal e informal de ensino.

Bibliografia
BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene vocal: cuidando da voz. 3. ed. ampl., atual. - Rio de Janeiro: Revinter, 2001.  DINVILLE, Claire. A técnica da voz cantada. Rio de Janeiro: Enelivros, 1993. FONTERRADA, MARISA. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo, Editora Unesp/Funart, 2008. LEHMANN, Lilli. Aprenda a cantar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, c1984. PINHO, Sílvia M. Rebelo; TSUJI, Domingos Hiroshi; BOHADANA, Saramira C. Fundamentos em laringologia e voz. Rio de Janeiro: Revinter, 2006. PACHECO, Claudia; BAÊ, Tutti. Canto:  equilíbrio entre corpo e som : princípios da fisiologia vocal. São Paulo, SP: Irmãos Vitale, 2006.  VERTAMATTI, Leila Rosa Gonçalves. Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil:  um estudo de repertório inserido em uma nova estética. São Paulo: Ed. UNESP; Rio de Janeiro: Funarte; 2008

Bibliografia Complementar
AMATO, Rita Fucci. O canto coral como prática sócio-cultural e educativo –musical. Opus. Goiânia, v. 13, n. 1, p. 75-96, jun. 2007. HERR, Martha. Considerações para a classificação da voz do coralista. In FERREIRA, Léslie Piccolotto et al. Voz profissional: o profissional da voz. Carapicuíba: Pró-fono, 1998. P. 51-56. JUVARRA. Antonio. Lo Studio del canto. Tecnica ed esercizi. Milano, Ricordi, 1999. MILLER, Richard. The structure of singing. New York, Schirmer Books, 1986. NEWTON, G. Sonority in Singing – an Historical Essay, Nova York, ed. Vantage, 1984. PACHECO, Claudia de Oliveira Lima Camargo; MARÇAL, Márcia e PINHO, Silvia Maria Rebelo. Registro e cobertura: arte e ciência no canto. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6 n. 4 429-35, out-dez. 2004. PINHO, Silvia M. Rebelo. Manual de higiene vocal para profissionais da voz. 3. ed. Carapicuíba, São Paulo: Pró-fono, 2002. PINHO, Silvia M. Rebelo. Fundamento em fonoaudiologia – tratando os distúrbios da voz. Guanabara. Rio de Janeiro: 1988. RIBEIRO, Lilia Regina e HANAYAMA, Eliana Midori. Perfil vocal de coralistas amadores. Rev. CEFAC. São Paulo, v. 7, n. 2, 252-66, abr-jun, 2005.
Carregando...