Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos especiais em música V ( MUS12049 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Conhecer os mecanismos e funcionamento da voz humana no que se refere à técnica do canto, tanto no seu aspecto teórico, como na sua aplicação prática. Através de um amplo trabalho de preparação física e vocal e psicológica, iniciar o aluno à realização de obras vocais de estilos e épocas diferenciadas, com vistas a um aprimoramento e refinamento na escuta e afinação vocal. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Por meio de exercícios variados de técnicas vocais proporcionar: 1) um bom desempenho técnico/ vocal: respiração, inspiração, expiração, apoio - coluna de ar,técnicas específicas, projeção, colocação, ressonância; 2) uma boa dicção, articulação e noções básicas de fisiologia da voz qualidade sonora e expressividade. Refinar a percepção musical e vocal através de um repertório variado,buscando o gesto vocal dentro de um estilo, pelo estudo do fraseado e de sua sonoridade; 3) Instigar o aluno à pesquisa histórica contextualizada de variadas estéticas vocais, através da obra do compositor, através da realização de obras vocais de épocas variadas, com especial ênfase ao repertório brasileiro. 4) Preparação de uma peça do repertório erudito: renascimento (cancioneiros), classicismo e romantismo (lieder, chansons, canções brasileiras e árias de ópera de nível fácil e intermediário).

Ementa
Fornecer noções básicas do funcionamento do aparelho fonador no que diz respeito à sua anatomia e fisiologia. Desenvolver conhecimentos básicos para uma correta e saudável emissão vocal individual e coletiva, tanto cantada quanto falada. Propiciar ao futuro professor de música uma vivência prático pedagógica vocal, individual e coletiva, visando o seu aprimoramento técnico/vocal e estético/auditivo para a prática do ensino em música.

Bibliografia
BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene vocal: cuidando da voz. 3. ed. ampl., atual. - Rio de Janeiro: Revinter, 2001.  DINVILLE, Claire. A técnica da voz cantada. Rio de Janeiro: Enelivros, 1993 FONTERRADA, MARISA. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo, Editora Unesp/Funart, 2008. LEHMANN, Lilli. Aprenda a cantar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, c1984. PINHO, Sílvia M. Rebelo; TSUJI, Domingos Hiroshi; BOHADANA, Saramira C. Fundamentos em laringologia e voz. Rio de Janeiro: Revinter, 2006. PACHECO, Claudia; BAÊ, Tutti. Canto:  equilíbrio entre corpo e som : princípios da fisiologia vocal. São Paulo, SP: Irmãos Vitale, 2006.  VERTAMATTI, Leila Rosa Gonçalves. Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil:  um estudode repertório inserido em uma nova estética. São Paulo: Ed. UNESP; Rio de Janeiro: Funarte; 2008

Bibliografia Complementar
JUVARRA. Antonio. Lo Studio del canto. Tecnica ed esercizi. Milano, Ricordi, 1999. MANGINI, Maurício Machado. Classificação vocal: um estudo comparativo entre as escolas italianas, francesa e alemã de canto lírico. 2002 (Monografia do curso de Especialização em Distúrbios da Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo MILLER, Richard. The structure of singing. New York, Schirmer Books, 1986. NEWTON, G. Sonority in Singing – an Historical Essay, Nova York, ed. Vantage, 1984. PACHECO, Claudia de Oliveira Lima Camargo; MARÇAL, Márcia e PINHO, Silvia Maria Rebelo. Registro e cobertura: arte e ciência no canto. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6 n. 4 429-35, out-dez. 2004 PINHO, Silvia M. Rebelo. Manual de higiene vocal para profissionais da voz. 3. ed. Carapicuíba, São Paulo: Pró-fono, 2002. PINHO, Silvia M. Rebelo. Fundamento em fonoaudiologia – tratando os distúrbios da voz. Guanabara. Rio de Janeiro: 1988 RIBEIRO, Lilia Regina e HANAYAMA, Eliana Midori. Perfil vocal de coralistas amadores. Rev. CEFAC. São Paulo, v. 7, n. 2, 252-66, abr-jun, 2005.
Carregando...