Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Trilha Musical I ( MUS11173 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Estudos sobre a estrutura Audiovisual e suas implicações artísticas. Reflexões sobre a origem da música no cinema e suas ligações com outros referenciais musicais e de arte dramática. Análise de parcelas selecionadas da produção audiovisual ocidental e suas possíveis proposições estéticas. Estudo de dramaturgia básica ligada à produção musical (especialmente a cinematográfica). Prática de produção e reflexão coletiva sobre os produtos artísticos elaborados durante o curso. Execução de trabalhos de composição audiovisual em parceria com os cursos da mesma universidade voltados à produção visual.

Ementa
Questões técnicas para sincronizar o som com a imagem. O aluno aprenderá a compor as trilhas usando o metrônomo.

Bibliografia
DAVIS, Richard. Complete Guide to Film Scoring. Boston: Berklee Press,1999. KARLIN, FRED;WRIGHT, RAYBURN; WILLIAMS, JOHN. On the track. New York: ROUTLEDGE-USA, 2004. HAGEN, Earle. Advanced Techniques for Film Scoring: A Complete Text. - Los Angeles, California: Alfred Publishing Company,1990. _____________. Scoring for Films: A Complete Text. - Los Angeles, California: Alfred Publishing Company, 1971.

Bibliografia Complementar
ADORNO, Theodor e EISLER, Hanns. El cine y la musica. Madrid: Editorial Fundamentos, 1976. ARISTÓTELES, 384-322 A.C. Arte Poética. In: BRUNA, Jaime (org.). A poética clássica – Aristóteles, Horácio, Longino. São Paulo: Editora Cultrix, 2005. BARBOSA, Ana Luiza Pereira. A relação som-imagem nos filmes de animação norte-americanos no final da década de 1920: do silencioso ao sonoro. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2009. BARRIER, Michael. Hollywood Cartoons: american animation in its golden age. Nova Iorque: Oxford University Press, 1999. BUHLER, James. Analytical and Interpretive Approaches to Film Music (II): Analysing Interactions of Music and Film. In: DONNELY, K. J. (org.). Film Music: Critical Approaches. Edinburgo: Edinburgh Univeristy Press Ltd, 2011. BRUCE, Graham Donald. Bernard Herrmann: Film Music and Film Narrative. Tese de doutorado. New York: New York University, 1982. CARRASCO, Ney. Sygkhronos - A formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003. -----. Trilha Musical - Música e articulação fílmica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 1993. CHION, Michel. El sonido. Barcelona: Paidós, 1999. -----. O roteiro de cinema. Coleção Opus 86. São Paulo: Martins Fontes, 1989. -----. La Musica En El Cyne. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1997. CIOCCI, Sandra Cristina Novais. Assim era a música da Atlântida: a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962. Dissertação de mestrado. Campinas: IA/UNICAMP, 2010. COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. São Paulo: 7letras, 2008. ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. GUERRINI, Irineu. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem Editora, 2009 GORBMAN, Claudia. Unheard melodies – Narrative film music. Londres: London, Bfl, 1987. MANCINI, Orlando Marcos Martins. O pensamento musical no cinema: o exemplo de Ennio Morricone. Tese de doutorado. São Paulo: IA/UNICAMP, 2011. MÁXIMO, João. A música do cinema – Os 100 primeiros anos. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. MENDES, Eduardo Santos. Walter Murch: a revolução no pensamento sonoro cinematográfico. Tese de doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2000. ONOFRE, Cíntia Campolina de. Os zooms nas trilhas da Vera Cruz: a trilha musical na companhia cinematográfica Vera Cruz. Dissertação de mestrado. Campinas: IA/UNICAMP, 2005. PALOTTINNI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. -----. Dramaturgia de Televisão. São Paulo: Editora Moderna, 1998. PRENDERGAST, Roy M. Film music – A neglected art. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 1992. ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. SONNENSCHEIN, David. Sound design – The expressive power of music, voice and sound effects in cinema. Studio City, Michael Wiese Productions, 2001. SOUZA, Christine Veras de. O show deve continuar – o gênero musical no cinema. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes/UFMG, 2005. TÁPIA, Daniel. A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: O exemplo de Bernard Herrmann. Dissertação de mestrado. São Paulo: IA/UNICAMP, 2012. -----. A utilização do Leitmotiv como fator de coerência macro-estrutural na trilha musical de John Williams: o exemplo de Prenda-me se for capaz. In: XX Congresso ANPPOM - Associação nacional de pesquisa e pós-graduação em música, 2010, Florianópolis. XX Congresso ANPPOM - Anais, 2010. TRAGTEMBERG, Lívio. Música de cena, São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1999. WINTERS, Ben. Erich Wolfgang Korngold’s The Adventures of Robin Hood – Scarecrow Film Score Guides, No.6. Plymouth: The Scarecrow Press, Inc., 2007. VASCONCELOS, André Luiz Olzon. A influência da trilha sonora sobre a percepção da obra cinematográfica: a análise fílmica de Bye Bye Brasil, Pra frente Brasil e Central do Brasil. Dissertação de mestrado. Campinas: IA/UNICAMP,  2008.
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