Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Composição Pós-Tonal ( MUS11169 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Prover o aluno com a noção básica das principais escolas composicionais dos séc. XX e XXI Entender e praticar as ferramentas básicas dessas escolas na Composição Musical Exercitar a habilidade de combinar vários desses elementos estéticos em uma composição musical OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Exercitar a criatividade a partir dos elementos chaves de cada escola Criar pequenas composições a partir de instruções previamente discutidas Analisar e recriar as diversas texturas musicais contemporâneas Analisar a obra de grandes compositores dos séc. XX e XXI, replicando seus clichês composicionais em pequenos exercícios de estilo

Ementa
Técnicas de construção e de desenvolvimento temático e formal da composição musical. Técnicas composicionais dos Séculos XX e XXI.

Bibliografia
BRINDLE, Reginald. Serial Composition. Oxford London: University Press, 1966. COPE, David. Techniques of the contemporary composer. Schirmer:New York,1997. DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition, a guide to the materials of modern music. Dubuque, Iowa: WM. C. Brown Company Publishers, 1964.

Bibliografia Complementar
DAY-O’CONNELL, Jeremy. Pentatonicism from the Eighteenth Century to Debussy. Eastman Studies in Music, University of RochesterPress, 2007. GUERRA-PEIXE, César. Melos e Harmonia Acústica. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1988. HINDEMITH, Paul. The craft of Musical Composition Vol I. New York: Associated Music Publishers, 1942. KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of the XX Century music. New Jersey: Prentice Hall, 1990. PERSICHETTI, Vincent. Armonia del Siglo XX. Real Musical: Madrid, 1961. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of Musical Composition. Boston: Faber and Faber, 1970. _______________. Models for Begginers in composition. Michigan: G. Schirmer inc., 1943. STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-tonal. 2ªed. Tradução de Prentice Hall, New Jersey, 2011.
Carregando...