Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Músicas e Poéticas Audiovisuais ( MUS10859 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Discutir a relação música da música dentro de poéticas utilizam o audiovisual como linguagem. - Aprofundar a abordagem desse repertório, através de uma abordagem analítica mais detalhada. - Desenvolver nos alunos uma atitude crítica que os habilite a pensar de maneira independente na música em termos de obras individuais. - Exercitar a exposição e argumentação verbal de ideias e conceitos pertinentes à música e a outras poéticas.

Ementa
Estudar as teorias e os conceitos que fundamentam a unidade poético-musical a partir das relações da música com outras manifestações poéticas audiovisuais.

Bibliografia
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 2000. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo:Brasiliense, 1994. ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998. JAKOBSON, Roman. Linguística, poética e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1970. TRAGTENBERG, Livio (org.). O ofício do compositor. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Bibliografia Complementar
BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo que você gostaria de saber sobre a música de cinema.São Paulo: Escrituras, 2012. CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Gabinete Editorial Texto & Grafia,2008. ______. La música en el cine. Barcelona: Paidós Ibéria, 1997. GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies. Indiana: Indiana University Press, 1987. MACHADO, Arlindo. O fonógrafo visual. Précinemas& póscinemas.6. ed. Campinas: Papiros,2011, p. 137156. MAIA, Guilherme; SERAFIM, José Francisco (orgs.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos.Salvador: EDUFBA, 2015, p. 95120. MATOS, Eugênio. A arte de compor música para o cinema. Brasília: Editora Senac, 2014. NICHOLS, Bill. "O filme documentário e a chegada do som". In: MAIA, Guilherme; SERAFIM, JoséFrancisco (orgs.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 1326.
Carregando...