ADDISS, Stephen; KASS, Ray (org.). John Cage : zen oxherding pictures. Nova York: GeorgeBraziller, 2009.
ALBRIGHT, Valerie. Charles Ives: uma revisita . São Paulo: Fapesp : Annablume, 1999.
ANTUNES, Jorge. Notação na música contemporânea . Brasília: Sistrum, 1989.
BOULEZ, Pierre. A música hoje . 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
______. A música hoje 2 . 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
______. Apontamentos de aprendiz . São Paulo: Perspectiva, 1995.
CARBONI, Fabio; MAFFEI, Giorgio. S ound pages John Cage's publications. Foligno (Itália): Viaindustriae, 2012.
EMMERSON, Simon. T he language of electroacoustic music. London: The MacMillan Press, 1986.
FERRAZ, Silvio. M úsica e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.
FRITSCH, Eloy F. M úsica eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
GUIGE, Didier. Estética da Sonoridade . São Paulo: Perspectiva, 2011.
IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica . São Paulo: Perspectiva, 2009.
MACONIE, Robin. Stockhausen sobre a música . São Paulo: Madras, 2009.
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg . 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
______. Atualidade estética da música eletroacústica . São Paulo: Editora UNESP, 1999.
______. Música Eletroacústica : história e estética. 2. ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2009. Ver: "Um Olhar retrospectivo sobre a História da Música Eletroacústica".
______. M úsica Maximalista: ensaios sobre a música radical e especulativa. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
MICHELS, Ulrich. Atlas de música II : do barroco à actualidade. Lisboa: Gradiva, 2007.
NASCIMENTO, Guilherme. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, FAPESP, 2005.
NICOLAS, François. La singularité Schoenberg . Paris: L'Harmattan; IRCAM, 1997.
PAZ, Juan Carlos. Introdução à música de nosso tempo . São Paulo: Duas Cidades, 1976.
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX . São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo . São Paulo: Unesp, 2001.
SCHWARZ, Robert. Minimalists . Nova York: Phaidon, 1996.
SZENDY, Peter (org.). Brian Ferneyhough . Paris: L'Harmatann; IRCAM, 1999.
TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música : um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: EDUC : FAPESP, 2000.
ZAMPRONHA, Edson S. N otação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2000.
ZUBEN, Paulo. O uvir o som: aspectos da organização na música do século XX. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
WEBERN, Anton. O caminho para a música nova . São Paulo: Novas Metas, 1984.