Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Música IV ( MUS10688 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1. Ampliar o repertório musical dos alunos. 2. Aprofundar a abordagem desse repertório, através de uma abordagemanalítica mais detalhada. 3. Desenvolver nos alunos uma atitude crítica que os habilite a pensar demaneira independente na música em termos de obras individuais, na relaçãocom o cânone, com a recepção e com o entorno social, econômico e cultural. 4. Exercitar a exposição e argumentação verbal de ideias e conceitospertinentes à música e a sua história.

Ementa
História da música ocidental a partir da segunda metade do século XX. Músicas do mundo. Prática de ensino de história da música. 

Bibliografia
CAMPOS, Augusto de. Música de invenção . São Paulo: Perspectiva, 1998. GRIFFITHS, Paul. A música moderna . Rio de Janeiro: Zahar, 1997. GROUT, Donald J. & PALISCA, Claude. História da música ocidental . Lisboa: Gradiva, 1997. KIEFER, Bruno. H istória da musica brasileira: d os primórdios ao início do século XX. 3. ed. Porto Alegre: Movimento, 1982. NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira . São Paulo: Ricordi, 1981. NAPOLITANO, Marcos. História & Música . 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar
ADDISS, Stephen; KASS, Ray (org.). John Cage : zen oxherding pictures. Nova York: GeorgeBraziller, 2009. ALBRIGHT, Valerie. Charles Ives: uma revisita . São Paulo: Fapesp : Annablume, 1999. ANTUNES, Jorge. Notação na música contemporânea . Brasília: Sistrum, 1989. BOULEZ, Pierre. A música hoje . 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. ______. A música hoje 2 . 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. ______. Apontamentos de aprendiz . São Paulo: Perspectiva, 1995. CARBONI, Fabio; MAFFEI, Giorgio. S ound pages John Cage's publications. Foligno (Itália): Viaindustriae, 2012. EMMERSON, Simon. T he language of electroacoustic music. London: The MacMillan Press, 1986. FERRAZ, Silvio. M úsica e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998. FRITSCH, Eloy F. M úsica eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. GUIGE, Didier. Estética da Sonoridade . São Paulo: Perspectiva, 2011. IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica . São Paulo: Perspectiva, 2009. MACONIE, Robin. Stockhausen sobre a música . São Paulo: Madras, 2009. MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg . 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. ______. Atualidade estética da música eletroacústica . São Paulo: Editora UNESP, 1999. ______. Música Eletroacústica : história e estética. 2. ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2009. Ver: "Um Olhar retrospectivo sobre a História da Música Eletroacústica". ______. M úsica Maximalista: ensaios sobre a música radical e especulativa. São Paulo: Editora UNESP, 2006. MICHELS, Ulrich. Atlas de música II : do barroco à actualidade. Lisboa: Gradiva, 2007. NASCIMENTO, Guilherme. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, FAPESP, 2005. NICOLAS, François. La singularité Schoenberg . Paris: L'Harmattan; IRCAM, 1997. PAZ, Juan Carlos. Introdução à música de nosso tempo . São Paulo: Duas Cidades, 1976. ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX . São Paulo: Companhia das Letras, 2009. SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo . São Paulo: Unesp, 2001. SCHWARZ, Robert. Minimalists . Nova York: Phaidon, 1996. SZENDY, Peter (org.). Brian Ferneyhough . Paris: L'Harmatann; IRCAM, 1999. TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música : um estudo da indeterminação nas poéticas de  Cage e Boulez. São Paulo: EDUC : FAPESP, 2000. ZAMPRONHA, Edson S. N otação, representação e composição: um novo paradigma da  escritura musical. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2000. ZUBEN, Paulo. O uvir o som: aspectos da organização na música do século XX. São Paulo:  Ateliê Editorial, 2005. WEBERN, Anton. O caminho para a música nova . São Paulo: Novas Metas, 1984.
Carregando...