Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Polifonia I ( MUS10565 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL:Introdução à compreensão e prática do contraponto. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Reconhecimento e prática de técnicas contrapontísticas historicamente situadas.

Ementa
Estudo das formas, técnicas e procedimentos de escrita para várias vozes simultaneamente.

Bibliografia
KOELLREUTER, Hans. Contraponto Modal no século XVI. São Paulo: Novas Metas, 1989. MANN, A. The Study of counterpoint from Johann Joseph Fux’s Gradus ad Parnassum. New York; London: W. W. Norton & Company, 1971.  PISTON, W. Counterpoint. N. York: W. W. Norton &Company, Inc., 1947.SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares de Contraponto. São Paulo: Via Lettera, 2000. TRATENBERG, Lívio. Contraponto: uma arte de compor. São Paulo: EDUSP, 1994.

Bibliografia Complementar
BENJAMIN, T. The craft of modal counterpoint. New York: Schirmer Books, 1979. BENJAMIN, T. Counterpoint in the style of J. S. Bach. New York: Schirmer Books, 1986. BERTUCCI, J T. Tratado de contrapunto. Buenos Aires: Ricordi, s.d.CARVALHO, A. R. Contraponto Modal – Manual Prático. PA: Sagra Luzzatto Novak Multimedia, 2000. CARVALHO, A. R. Contraponto Tonal – Manual Prático. PA: Sagra Luzzatto Novak Multimedia, 2002. CURY, Vera Helena Massuh. Contraponto – O ensino e o aprendizado no curso superior de música. SP: UNESP, 2007. JEPPESEN, K. Counterpoint – The polyphonic vocal style of the sixtennth century. New York: Dover Publications, 1992. KENNAN, K. Counterpoint based on eighteenth century practice. 4 ed. New Jersey: Prentice Hall, 1999. KRENEK, E. Studi di contrappunto basati sul sistema dodecafônico. Milano: Curci, 1983. MOTTE, D. de la. Contrapunto. 2 ed. Barcelona: Labor, 1991. OWEN, H. Modal and tonal counterpoint. New York: Schimer Books, 1992. SEARLE, H. El contrapunto del siglo XX. Barcelona: Vergara, 1957. SWINDALE, O. Polyphonic composition: na introduction to the art of composing vocal counterpoint in the sixtennth-century stye. Oxford: Oxford University, 1989.
Carregando...