Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÉTICA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL ( COS04826 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Promover uma introdução às definições e conceitos que envolvem o campo da Estética;  2) Despertar e fomentar a criticidade acerca da nossa capacidade de sentir o mundo;  3) Perceber o lugar de destaque que ocupam os meios e linguagens audiovisuais na contemporaneidade e o modo como isso nos constrói e constitui;  4) Estabelecer alguns procedimentos para análise estética de produtos audiovisuais.

Ementa
Introdução à estética: conhecimento “ingênuo” e conhecimento “culto”. Estética e o objeto de análise; estéticae o sujeito de análise. Estética e percepção. O belo, o feio, o sublime, o trágico, o cômico e o grotesco. Estéticano mundo contemporâneo e apropriação midiática do universo das categorias estéticas. Formação do gosto emercado. Estética e semiótica. A imagem como particularidade narrativa e representativa. Mundo imagético.

Bibliografia
BETTON, Gerard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987. DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac-SP, 2000. MACHADO, Arlindo (org). Made in Brasil: três décadas de vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. RIBEIRO, Ana Paula Goulard; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (Orgs.). História da televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.  SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Convite à estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 

Bibliografia Complementar
ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Senac-SP. 2005. AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas, SP: Papirus, 1995. BEIGUELMAN, Giselle. Link-se: arte/mídia/política/Cibercultura. São Paulo: Petrópolis, 2005. COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo, globo, 1989. COSTA, Mario. O sublime tecnológico. São Paulo: Experimento, 2005. ECO, Umberto. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004. ____________. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007. GARDIES, René. Compreender o cinema e as imagens . Lisboa: Texto & Grafia, 2008. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac-SP, 2003. JULIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens o cinema. São Paulo: Senac, 2009. MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988. _______________________. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora USP, 1993. _______________________. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997. MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990. MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Pampirus, 2006. SANTAELLA, Lúcias. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
Carregando...