Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA ARTE ( COS04823 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Entender e discutir os problemas suscitados pela arte na modernidade e contemporaneidade. Refletir sobre as interfaces existentes entre arte e comunicação. Realizar estudos de cultura contemporânea, brasileira e mundial. Perceber as relações entre as experiências estéticas proporcionadas pelas artes em geral e aspectos sócio-culturais, políticos e a própria experiência cotidiana.

Ementa
Introdução à história da arte ocidental. Panorama histórico dos movimentos artísticos. Tendências da arte contemporânea. Conceitos básicos da história da arte. Teorias da arte, com ênfase nos movimentos que formam a compreensão moderna da arte. Arte na sociedade complexa e mediatizada. Arte e publicidade; arte e mercado.

Bibliografia
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. In: Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Antropos, Lisboa, Relógio D’Água, Editores, 1992, 1 vol. Pp. 10-34.(aula 4)  COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Ed. Massangana: 2006. (aula 12)  COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980. (aula 4)  COLI, Jorge. O que é arte. 15ªed. São Paulo: Brasiliense, 2004. (aula 2)  CHAUÍ, Marilena de Souza. O universo das artes. In: Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 1994. viii, p.402-428. (aula 2)  COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000: movimentos e meios/ Cacilda Teixeira da Costa. - São Paulo: Alameda, 2004. (aula 9)  COSTA, Cristina. Questões de arte. O belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2004.  GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje/ Will Gompertz. Zahar, 2013. (aula 9)  JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. tradução: Vinicius Dantas. In: Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, no 12, jun. 1985, p. 16-26.(aula 6)  LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins Fontes, 2006.  MARTIN, Sylvia. VideoArt. Lisboa: Taschen, 2006. WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. 80 p. (Movimentos da arte moderna). . (aula 12)  McCARTHY, David. Arte pop. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. .(aula 11)  ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional/ Renato Ortiz. - 5. ed. - São Paulo: Brasiliense, 1994. Bibliografia compl

Bibliografia Complementar
BARROSO, Paulo. Arte e sociedade: comunicação como processo. Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia. Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Atelier: Artes e Culturas. Disponível em: , acesso abril/2017.(aula 3)  BELCHIOR Douglas. Apropriação cultural sob uma análise marxista. Portal Negro Belchior - Carta Capital. Publicado em 22 de setembro de 2015. Disponível em: , acesso julho/2017. (aula 6)  BASTOS, Marcus. Samplertropopfagia – a cultura da reciclagem. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003. Disponível em: , acesso em abril de 2017. (aula 13)  FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegria/ Celso Favareto. Ateliê Editorial. 3ª ed. 1995. (aula 14)  JORGE, Marina Soler. Cultura popular, cultura erudita e cultura de massas no cinema brasileiro. Cronos, Natal-RN, v. 7, n. 1, p. 173-182, jan./jun. 2006. Disponível em: , acesso em abril de 2017. (aula 5)  PENTEADO, J. Roberto Whitaker. Arte e Consumo: um mosaico. Comunicação, Mídia e Consumo - São Paulo. Ano 8. Vol. 8, N. 23. P. 13-22, nov. 2011.  SILVA Jr., Ailton da Costa. Cinema novo brasileiro e representações sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia. Sinais - Revista Eletrônica – Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias, Universidade Federal do Espírito Santo. vol.2, n.1, junho, 2015. Disponível em: , acesso abril/2017. (aula 5)  SUBTIL, Maria José Dozza. Reflexões sobre Arte e Indústria Cultural/ Maria José Dozza Subtil. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 27, p. 283-299, jul./dez. 2008. Disponível em: , acesso em abril de 2017.(aula 4)  Site: Verbetes – Enciclopédia/Itaú Cultural: http://enciclopedia.itaucultural.org.br 
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